A vitamina para queda de cabelo só promove algum resultado se ela tiver sido causada pela má alimentação.
A falta de nutrientes e sais minerais altera o funcionamento das células do folículo piloso, e isso provoca uma alteração na qualidade dos fios, que crescem mais finos, fracos e secos.
Além disso, interfere no ciclo de vida capilar, podendo encurtar a fase de crescimento ou aumentando a fase de queda do cabelo.
Mas essas alterações só ocorrem em uma porcentagem dos fios em todo o couro cabeludo, especialmente na região das entradas e posteriores.
A queda costuma ser repentina e intensa, provocando uma perda de densidade no cabelo em pouco tempo.
Geralmente, após eliminar o fator desencadeante, isto é, a falta de nutrientes, os fios voltam a crescer normalmente.
No entanto, há alguns casos em que é necessário realizar um tratamento capilar para recuperar a qualidade ou o volume dos cabelos. E, talvez, até mesmo um transplante capilar.
Então, para você não ficar com dúvidas sobre o assunto, vamos explicar tudo a queda de cabelo causada pela má alimentação.
Continue acompanhando para entender como funciona o ciclo de vida capilar, como a falta de vitaminas alteram seu funcionamento, quais são as melhores vitaminas para queda de cabelo e quais são os tratamentos mais eficientes para resolver a condição.
Boa leitura!
Conheça os tipos de queda de cabelo causados pela má alimentação
Alopécia Androgenética
A alopécia androgenética, também conhecida como calvície, é causada pela ação da molécula Dihidrotestosterona (DHT) nos folículos capilares, afetando tanto homens quanto mulheres.
No entanto, a calvície masculina é mais comum e caracteriza-se pelo afinamento progressivo dos fios a partir da puberdade. Depois, o quadro progride para a perda de cabelo na região frontal e da coroa.
Por outro lado, a calvície feminina é mais difusa, porque compromete toda região superior e central do couro cabeludo, podendo evoluir para a região posterior.
Apesar da calvície não ser gerada pela má alimentação, ela pode sim piorar o quadro, assim como o tabagismo, o alcoolismo, a privação de sono e o estresse.
Eflúvio Telógeno
O eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo que tem entre suas causas a má alimentação, assim como estresse, doenças crônicas que alteram o funcionamento das glândulas endócrinas, medicamentos que alteram a produção de hormônios, infecções graves, tratamentos de quimioterapia e parto.
Esta alopécia gera uma queda de fios em grande quantidade em todo o couro cabeludo, afetando o ciclo de vida capilar e qualidade da haste do fio de cabelo.
Apesar da queda ser repentina, o fator desencadeante ocorre cerca de 3 meses antes, por causa do tempo em que ocorre a transição da fase de repouso para a fase de queda do fio.
Além disso, na maioria dos casos, essa queda dos fios é uma condição temporária, com o retorno saudável do crescimento capilar após a eliminação do fator desencadeante, ou com o auxílio de uma vitamina boa para queda de cabelo.
Como funciona o ciclo de vida capilar?
O ciclo de vida capilar possui 3 fases: anágena, catágena e telógena.
Na primeira fase, que é a do crescimento, novas células surgem para substituir as células mortas dos folículos pilosos. Ela tem uma duração de 3 a 6 anos, representando cerca de 85% dos fios de todo o couro cabeludo.
Em seguida, ocorre a transição para a fase de repouso, no qual os fios param de crescer, permanecendo ainda nos folículos capilares. Esta fase dura cerca de 3 semanas, sendo que apenas 3% dos fios do couro cabeludo encontram-se nela.
Por fim, os fios entram na fase de queda de cabelo, desprendendo-se do folículo piloso. Sua duração aproximada é de 3 meses, ocorrendo em cerca de 8% dos fios do couro cabeludo. Essa porcentagem representa a queda diária de 60 a 100 fios.
Depois, os fios retornam para a fase inicial, isto é, de crescimento, dando continuidade ao ciclo de vida capilar.
Leia mais sobre:
Queda de cabelo por estresse: como identificar?
Como a má alimentação influencia na saúde dos cabelos?
Os cabelos são compostos principalmente de proteínas, como a queratina, e nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos que são essenciais para a manutenção da saúde capilar.
Quando não consumimos uma dieta balanceada e rica em todos os nutrientes necessários para o funcionamento das células capilares, os cabelos podem ficar fracos, quebradiços, opacos e propensos à queda.
A falta de proteínas, por exemplo, pode levar a uma diminuição na produção de queratina, resultando em cabelos finos e frágeis.
Além disso, pode causar problemas, como caspa, coceira, inflamação e até mesmo no encurtamento da fase de crescimento dos fios ou no prolongamento da fase de queda.
Qual a melhor vitamina para a queda de cabelo?
A deficiência de vitaminas e minerais são essenciais para a manutenção da saúde do couro cabeludo e dos folículos capilares. Entre elas, podemos citar vitamina A, vitamina E, vitamina D, vitamina B7, cálcio, ferro e zinco.
A vitamina B7, também conhecida como biotina, é considerada uma das melhores vitaminas para a queda de cabelo feminino.
Ela é fundamental para o metabolismo das proteínas, que são essenciais para o crescimento saudável dos fios. Além disso, a biotina ajuda a fortalecer os cabelos, prevenindo a quebra e a queda excessiva.
Outra vitamina importante para a saúde capilar é a vitamina E, que atua como um antioxidante, protegendo os folículos capilares dos danos causados pelos radicais livres. Ela também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios.
Quais são os Tratamentos Mais Eficientes Para a Queda de Cabelo?
Como você viu ao longo deste texto, a reposição de vitaminas no organismo só é eficiente quando a queda de cabelo é causada pela falta de nutrientes.
Então, se você já recorreu ao uso de vitamina para queda de cabelo caseiro e não obteve resultado, deve considerar realizar um tratamento capilar, ou até mesmo um transplante capilar, com um dermatologista especializado em tricologia capilar.
Conheça todas as opções abaixo:
Transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que transfere folículos capilares de uma região do couro cabeludo para outra. Mas, para isso, é necessário que os fios estejam saudáveis e a coleta dos folículos deve ser do próprio paciente.
Geralmente, escolhe-se como área doadora a região da lateral ou posterior do couro cabeludo, porque não costumam ser afetadas pela calvície. Os fios geneticamente sensíveis encontram-se na frente e no topo da cabeça.
Enfim, os folículos capilares são coletados da região doadora por meio da técnica FUE (Follicular Unit Extraction), que remove individualmente cada folículo, com o auxílio de um aparelho com cilindro afiado.
Depois, os folículos são transplantados na região que está sofrendo com o afinamento ou queda dos fios que, aos poucos, crescem e misturam-se com os fios existentes. O resultado pode vir a aparecer após 1 ano do transplante capilar.
Tratamento clínico
A terapia capilar consegue devolver a qualidade da haste do fio do cabelo, além de tratar algumas condições inflamatórias. No entanto, é mais indicada para pessoas que sofrem com cabelos ressecados ou quimicamente danificados.
Então, além de tratar as diferentes quedas de cabelo, também tem um resultado muito bom no tratamento para calvície.
Medicamentos
Outra opção de tratamento é a administração oral de certos medicamentos. Eles podem estimular o crescimento capilar e inibir a ação do DHT, como você viu neste texto, que causa a calvície.
Mas, independentemente da origem da alopécia, o uso deve ser realizado apenas com prescrição médica, assim como qualquer vitamina para queda de cabelo e unhas fracas.
Terapia Celular
A terapia celular é uma técnica inovadora que consiste na coleta de uma amostra do couro cabeludo para realizar uma solução de células germinativas.
Essa solução é injetada na área calva, falhada ou com fios finos, estimulando as células capilares a retornarem ao seu funcionamento normal.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
O MMP é uma técnica que utiliza um aparelho automatizado de microagulhamento para aplicar medicações em alta concentração no couro cabeludo e, assim, gerando um estímulo intenso.
As microperfurações estimulam a circulação sanguínea, o que permite uma absorção mais rápida das substâncias. Por consequência, gera uma melhora no crescimento dos fios.
Intradermoterapia
Assim como o MMP, a intradermoterapia também aplica medicações em alta concentração no couro cabeludo, para gerar um estímulo intenso. No entanto, a técnica é realizada com o auxílio de um aparelho vibratório.
Mas, para gerar um efeito satisfatório, é necessário realizar várias sessões, de acordo com avaliação do dermatologista.
Laser
O laser é um tipo de tratamento capilar que aplica calor no couro cabeludo, formando microcolunas. Essa ação libera diversos fatores de crescimento, estimulando as células a se manterem na fase anágena por mais tempo.
Também é necessário realizar várias sessões para os fios crescerem mais espessos e com um comprimento maior.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
A Luz de Baixa Intensidade consiste na aplicação de energia luminosa no couro cabeludo, para prolongar a fase de crescimento do fio. As células absorvem essa energia, recebendo estímulos para se proliferarem.
Assim como as técnicas anteriores, recomenda-se realizar mais de uma sessão para obter um resultado mais satisfatório.
Onde realizar tratamentos capilares?
Como dissemos, se você já utilizou vitaminas para queda de cabelo e não viu resultados, deve considerar em realizar um tratamento ou transplante capilar.
E o local mais indicado para isso é na Clínica Pereira Medical, localizada na Avenida Ibirapuera, nº 1753 – 9° Andar, Indianópolis, São Paulo – SP. Lá, você encontra os profissionais mais reconhecidos da área.
O Dr. João Carlos Pereira iniciou sua carreira há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas de transplante capilar. Já seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira realiza tratamentos e transplantes capilares para todos os tipos de queda.
Ambos estão constantemente se atualizando com as novidades do mercado e participando de congressos internacionais, como espectadores e palestrantes, para aprimorar cada vez mais a qualidade do seu serviço e a satisfação dos seus clientes.
Agende uma consulta com os especialistas e resolva seus problemas com a queda de cabelo!