Tratamento para queda de cabelo: qual é o melhor?

Realizar um tratamento para queda de cabelo com um dermatologista especializado em restauração e transplante capilar é a forma mais segura de resolver o problema.

Isso porque ele tem conhecimento sobre as possíveis causas da perda de cabelo, portanto, consegue identificá-las e propor a abordagem mais eficaz.

Além dos tratamentos, o transplante capilar surge como uma opção duradoura para casos que o paciente teve um comprometimento dos seus folículos capilares, que gerou falhas ou entradas.

Continue a leitura para conferir quais são os melhores tratamentos para queda de cabelo e em qual clínica pode realizá-los. Não deixe de acompanhar o texto e tirar suas dúvidas.

Como escolher o melhor tratamento para queda de cabelo?

A escolha pelo procedimento deve iniciar com uma investigação para determinar a causa da queda de cabelo, isto é, a alopécia.

Alguns tipos de alopécia são temporários, portanto, os fios voltam a crescer normalmente após o fator determinante ser eliminado, na maioria dos casos. 

Já outros são permanentes, porque não só alteram o ciclo de vida capilar, como também comprometem os folículos capilares.

Entenda melhor sobre a diferença dos tipos de alopécia e qual é o melhor tratamento para queda de cabelo:

Conheça os tipos de alopécia: Alopécia androgenética (calvície); Alopécia areata; Eflúvio Telógeno; Alopécia cicatricial.

Alopécia androgenética

A alopécia androgenética é chamada popularmente de calvície, na qual ocorre um afinamento progressivo dos fios, que posteriormente evolui para uma queda efetiva. 

Esse processo ocorre primeiro nas região das entradas (região frontal) ou no topo da cabeça (coroa), que se expande formando uma única região calva, poupando a região lateral e posterior.

A calvície é causada pela conversão da testosterona na molécula DHT (Dihidrotestosterona) que afeta os fios geneticamente sensíveis. Saiba também que ela pode acometer tanto homens quanto mulheres, sendo que no público feminino é menos frequente.

Até o momento, não existe uma cura para a calvície, mas é possível desacelerar o processo com tratamento capilar para queda de cabelo ou restaurar as áreas calvas com um transplante capilar.

Decidiu não ficar calvo? Estamos prontos para cuidar de você

Alopécia Areata

É uma queda de cabelo por estresse que afeta o sistema imunológico. Apesar dos transtornos emocionais serem a principal causa, também pode ser provocada por doenças autoimunes, como tireoidites, diabetes, lúpus e vitiligo.

Nela, os fios entram em fase de queda súbita, gerando falhas no couro cabeludo. Contudo, também é possível que ocorra uma queda generalizada dos fios, inclusive dos pelos corporais.

Na maioria dos casos, a perda de cabelo é temporária e os fios retornam a crescer normalmente.

Ela também pode atingir homens e mulheres de qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com menos de 20 anos.

No caso que as falhas são pequenas, e os cabelos voltam a crescer, o indivíduo pode realizar tratamentos para queda de cabelo para fortalecer os fios, como o microagulhamento capilar.

Eflúvio Telógeno

Este tipo de queda também pode ser causado por estresse ou por doenças autoimunes, mas também por outros fatores, como:

  • Medicamentos;
  • Parto;
  • Quimioterapia;
  • Má alimentação;
  • Perda de peso;
  • Infecções.

Esses fatores alteram o ciclo de vida capilar e, assim, provocam uma queda repentina dos fios.

Ciclo de vida dos fios Fase anágena: crescimento dos fios Fase catágena: transição ou repouso Fase telógena: queda dos fios Fase anágena: reinício do crescimento

No entanto, o fator desencadeante ocorre entre 1 e 3 meses antes da queda efetiva. Isso acontece porque os fios saem da queda de crescimento e passam para a fase de repouso e somente depois para a fase de queda.

O resultado são cabelos mais menos volumentos e mais finos. A boa notícia é que eles retornam a crescer depois que o fator é resolvido.

Para regularizar o ciclo de vida capilar, o indivíduo pode realizar um tratamento para queda de cabelo e crescimento, como o Low-Level Light Therapy (LLLT) ou o Erbium Laser.

Alopécia Cicatricial

Por fim, temos a alopécia cicatricial, que é causada pela agressão ao couro cabeludo, como ocorre em queimaduras, incisões de cirurgias, produtos químicos e radiações.

Outros fatores também podem comprometer os folículos capilares, como infecções, doenças dermatológicas, tumores, radiação e traumas mecânicos (alopécia por tração).

Na maioria dos casos, a perda de cabelo é definitiva, sendo que ocorre apenas no local da agressão.

Além disso, a alopécia cicatricial pode ser causada por doenças com influência genética e imunológica. Isso gera inflamações no couro cabeludo e, posteriormente, uma cicatriz no local, que inviabiliza os folículos.

Por causa disso, o tratamento para a queda de cabelo mais recomendado é o transplante capilar. Mas também pode ser necessário realizar uma terapia capilar para controlar as inflamações antes do procedimento.

Leia mais sobre: Shampoo para queda de cabelo funciona? 

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo?

Como dissemos anteriormente, para escolher o melhor tratamento, é necessário conhecer a causa da queda de cabelo. Mas você também precisa conhecer os benefícios da abordagem e como podem ajudar a resolver seu problema capilar.

Então, para não restar mais dúvidas, conheça melhor todos os tratamentos:

Tratamentos para queda de cabelo  Tratamento clínico: trata condições inflamatórias no couro cabeludo, melhorando a estrutura dos fios. Medicamentos: finasterida inibe a ação da enzima responsável pela queda de cabelo e o minoxidil estimula o crescimento capilar. Terapia Celular: cria-se uma solução de células germinativas, retirada do couro cabeludo, para estimular as células capilares nas áreas afetadas. Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP): utiliza-se microagulhas para aplicar medicamentos diretamente no couro cabeludo, estimulando os fios capilares. Intradermoterapia capilar: aplica-se medicamentos diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento capilar e controlar a queda. Laser: estimula as células capilares com feixes de luz para promover o crescimento de fios mais espessos e densos. Terapia com luz de baixo nível (LLLT): estimula as células dos folículos capilares com energia luminosa para promover o crescimento de fios saudáveis. Transplante capilar: transfere folículos capilares de áreas saudáveis para áreas com queda de cabelo, resultando em crescimento de fios naturais e fortes.

Tratamento clínico para queda de cabelo

Para tratar condições inflamatórias e restaurar a qualidade da haste do fio de cabelo, a terapia capilar é a melhor opção. Aliás, também é indicado para tratar cabelos ressecados ou quimicamente danificados.

Inclusive, o tratamento clínico pode ser realizado antes de realizar outros tratamentos, como é o caso do transplante capilar. Mas, por si só, já consegue ajudar no tratamento para a calvície.

Aqui, o dermatologista pode escolher a melhor abordagem da terapia capilar, de acordo com as necessidades do paciente.

Medicamentos

O uso de finasterida, ou dutasterida, e o minoxidil são os remédios mais comuns para o tratamento para queda de cabelo masculino, sendo que ambos são administrados oralmente.

O primeiro medicamento inibe a enzima responsável de converter a testosterona em DHT, que é a causa da perda de cabelo em pessoas com predisposição genética pela calvície.

Já o minoxidil estimula o crescimento capilar, porque melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, para otimizar a distribuição de oxigênio e nutrientes para os folículos capilares. Também tem a capacidade de prolongar a fase de crescimento dos fios.

Terapia celular

A terapia celular é um tratamento que ajuda na recuperação de áreas calvas, melhorando a densidade dos fios e o volume do cabelo.

O tratamento  consiste na coleta de uma amostra do couro cabeludo para criar uma solução de células germinativas, que é aplicada na área que está sofrendo com a perda de cabelo..

Essa solução estimula as células do local a retornarem ao seu funcionamento normal, para melhorar o afinamento e a rarefação capilar.

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)

Neste tratamento para queda de cabelo feminino e masculino, combina-se o microagulhamento automatizado com a aplicação de medicamentos em altas concentrações no couro cabeludo.

O microagulhamento realiza microperfurações no couro cabeludo que, além de estimular a circulação, também melhora a absorção dos medicamentos. Isso provoca um estímulo intenso nas células capilares, melhorando o crescimento dos fios.

A velocidade e a profundidade da penetração das agulhas do aparelho são definidas pelo médico, de acordo com a necessidade do paciente. E também é necessário realizar várias sessões para melhorar o resultado do procedimento.

Intradermoterapia

Este tratamento também aplica medicamentos diretamente no couro cabeludo para provocar um estímulo intenso nas células capilares. 

A intradermoterapia é eficaz no controle da calvície, mas também de outros tipos de alopécia. O procedimento é feito com auxílio de um aparelho vibratório para reduzir o desconforto da aplicação e deixar o paciente o mais cômodo possível.

Para realizar o procedimento, o dermatologista utiliza um aparelho vibratório para minimizar o desconforto da aplicação. E também é necessário realizar várias sessões para promover o efeito desejado.

Erbium laser

O tratamento para queda de cabelo com laser libera diversos fatores de crescimento, por meio da formação de microcolunas de calor.

Com isso, as células são estimuladas a se manterem por mais tempo na fase de crescimento capilar, o que melhora tanto a espessura quanto o comprimento dos fios.

Por isso, também é bastante indicado para o tratamento de diversos tipos de alopécia. Mas, é necessário realizar mais sessões para promover um resultado melhor.

Low-Level Light Therapy (LLLT)

A terapia com luz de baixo nível é um tratamento que também estimula os fios a se manterem em fase de crescimento por mais tempo, o que melhora sua espessura.

Isso ocorre por meio da aplicação de energia luminosa no couro cabeludo, atingindo as células da matriz do fio de cabelo.

Este procedimento pode ser realizado em conjunto a outros tratamentos para queda de cabelo, como a intradermoterapia ou o microagulhamento automatizado e até mesmo o transplante capilar. E, para melhorar os resultados, recomenda-se realizar várias sessões.

Transplante capilar

Por fim, temos o transplante capilar, que é um procedimento que transfere folículos capilares saudáveis de uma região, para a região que está sofrendo com a calvície.

Geralmente, a região doadora é a posterior ou da lateral da cabeça, já que dificilmente é afetada pela alopécia androgenética e os cabelos são espessos.

A retirada de folículos é realizada com o auxílio de um aparelho que retira unidades capilares individualmente e depois as aplica na área afetada. Essa técnica se chama FUE (Follicular Unit Extraction).

Enfim, depois da transplantação, os folículos capilares misturam-se com o cabelo existente, o que promove um efeito natural, além de ser duradouro.

É possível perceber os resultados após alguns meses ou até um ano do transplante capilar. Também pode ser necessário realizar mais de uma sessão para promover um resultado satisfatório.

Transplante capilar Tire todas as suas dúvidas agora Baixar o e-book

Onde realizar tratamento para queda de cabelo?

Na Clínica Pereira Medical, você encontra dermatologistas especializados em restauração e transplante capilar.

O Dr. João Carlos Pereira é um médico reconhecido na área, com mais de 30 anos de experiência, o que possibilitou que acompanhasse o desenvolvimento de todas as técnicas de transplantação.

E para a clínica oferecer os melhores tratamentos aos seus pacientes, está constantemente investindo em novas tecnologias e participando de congressos nacionais e internacionais.

Já seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira realiza tanto tratamentos para queda de cabelo, tanto clínicos quanto cirúrgicos para todos os tipos de alopécia.

Também está constantemente se atualizando com as novidades do mercado, participando e palestrando de congressos mundiais de dermatologia, tricologia e restauração capilar.

A Clínica Pereira Medical está localizada na Avenida Ibirapuera, nº 1753 – 9° Andar, Indianópolis, São Paulo – SP. 

Agende uma consulta!

Entre em Contato conosco. Agende uma avaliação.

JCPEREIRA

Excelência em Transplante Capilar