Se você percebeu uma alteração nas características do seu cabelo, talvez seja necessário realizar um tratamento para queda de cabelo e crescimento.
A mudança na quantidade e densidade dos fios pode ocorrer por diversos motivos, como estresse, má alimentação, agressões ao couro cabeludo, herança genética, medicamentos, infecções, quimioterapia, entre outros.
Esses fatores interferem no ciclo de vida capilar, causando falhas, entradas, perda de densidade nos fios ou no volume do cabelo.
Então, se você está pensando em fazer um tratamento para queda de cabelo e crescimento, continue lendo este texto para entender melhor como agem na melhora dos fios.
Boa leitura!
Qual o melhor tratamento para queda e crescimento de cabelo?
Antes de tudo, você deve entender que não existe apenas um procedimento ideal para tratar todas as condições capilares. Cada uma delas exige uma intervenção diferente.
Então, o melhor tratamento para queda e crescimento de cabelo é aquele que atende às suas necessidades, resolvendo o problema de forma eficiente e permanente.
Então, antes de apresentarmos as opções de tratamento disponíveis, você deve conhecer os tipos de alopécia, isto é, o que causa a queda de cabelo.
Tipos de queda de cabelo
- Alopécia androgenética: também recebe o nome calvície. A perda de cabelos ocorre por causa de uma enzima que transforma o hormônio testosterona, na molécula Dihidrotestosterona (DHT). Essa molécula age nos fios, causando afinamento e, posteriormente, queda definitiva. A perda de cabelo ocorre inicialmente na região das entradas e da coroa, que progridem até formar uma única área calva.
- Alopécia areata: a principal causa para a perda de cabelos são transtornos emocionais que afetam o sistema imunológico, como o estresse. O resultado é a queda súbita de fios, que forma falhas pequenas e médias. A queda também pode ocorrer em outras partes do corpo, como sobrancelhas, barba, braços e outros.
- Eflúvio telógeno: diversos fatores, como medicamentos, estresse, má alimentação e etc. alteram o ciclo de vida capilar. Uma porcentagem dos fios entram em fase de queda, no entanto, que só ocorre após 1 a 3 meses o fator desencadeante.
- Alopécia cicatricial: caracteriza-se pela perda definitiva dos fios, por causa de agressões ao couro cabeludo. Também pode ser causado por doenças imunológicas ou genéticas que causam inflamações nos folículos capilares. Em ambos os casos, no local dos folículos surge uma cicatriz.
Se você quer saber mais a fundo sobre estes tipos de queda de cabelo, leia nosso artigo sobre Crescimento capilar: como funciona, o que prejudica e como tratar.
Tratamentos para queda de cabelo e crescimento capilar
Tratamento clínico
A terapia capilar é extremamente eficaz para curar inflamações no couro cabeludo, como a que ocorre com a alopécia cicatricial.
O tratamento para queda de cabelo e crescimento também recupera a qualidade e a estrutura dos fios.
Por isso, também pode ser indicado para pessoas com cabelos ressecados, quimicamente danificados. Além disso, também é eficaz no controle da calvície, para ser utilizado juntamente a outros tratamentos ou ao transplante capilar.
No entanto, é importante ressaltar que, para realizar o transplante capilar, é necessário que as inflamações estejam sob controle há, pelo menos, 1 ano.
Medicamentos
A calvície masculina, que tem origem na conversão da testosterona na molécula DHT, pode ser controlada com remédios específicos, como a finasterida, ou a dutasterida, e o minoxidil.
A finasterida age na inibição da enzima responsável pela conversão, enquanto o minoxidil atua na estimulação do crescimento capilar.
Apesar de ambos serem medicamentos orais, devem ser prescritos por médicos, para que o tratamento ocorra de forma segura e eficiente.
Terapia celular
Esta técnica de restauração capilar estimula as células capilares a retomarem seu funcionamento normal, o que melhora o efeito de afinamento de rarefação da calvície.
Então, para realizar o tratamento, o dermatologista coleta uma amostra de células germinativas, de uma região saudável do couro cabeludo. Essa área doadora normalmente é a região posterior ou lateral, que é mais resistente à calvície.
Essas células são utilizadas para criar uma solução, que é infiltrada nas áreas calvas, tanto em homens quanto mulheres.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
Este tratamento para queda e crescimento de cabelo combina a aplicação de medicamentos e o microagulhamento automatizado para melhorar o crescimento dos fios.
O dermatologista aplica os medicamentos em alta concentração no couro cabeludo do paciente, para provocar um estímulo mais intenso.
Enquanto isso, o aparelho provoca microperfurações, que estimulam a circulação sanguínea, além de melhorar a absorção das substâncias.
A profundidade e a intensidade das perfurações são definidas pelo profissional, de acordo com a condição capilar do paciente, assim como o número de sessões.
Intradermoterapia
A intradermoterapia é um excelente tratamento para queda de cabelo feminino e masculino, porque atua no crescimento capilar e no controle da calvície.
Ela consiste na aplicação de medicações diretamente no couro cabeludo, para gerar um estímulo intenso. E, para aliviar o desconforto na aplicação, o dermatologista utiliza um aparelho vibratório.
Para maximizar os resultados, é necessário realizar várias sessões, de acordo com o protocolo do tratamento.
Laser
O laser é um excelente tratamento para melhorar a espessura e o comprimento dos cabelos, por conseguinte, atua na melhora da densidade dos fios e na cobertura da área calva.
A técnica forma microcolunas de calor que liberam diversos fatores de crescimento que mantém os fios crescendo por mais tempo.
Para que o resultado seja mais satisfatório, também é indicado a realização de várias sessões.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
A terapia de luz de baixo nível, como pode ser traduzido para português, é um tratamento que consiste na aplicação de energia luminosa no couro cabeludo.
As células da matriz do cabelo absorvem essa luz, o que causa sua proliferação. Por conseguinte, os fios capilares conseguem manter-se por mais tempo na fase de crescimento, o que aumenta sua espessura.
Para um resultado mais eficaz, indica-se realizar mais de uma sessão. Além disso, é comumente associado a outros tratamentos para queda de cabelo e crescimento, como a intradermoterapia, o MMP ou o transplante capilar.
Transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que transfere folículos capilares de uma região para outra.
Geralmente, a área doadora de fios são as regiões laterais ou posteriores da cabeça, porque os fios são mais resistentes à queda.
Os folículos são removidos com o método FUE (Follicular Unit Extraction), que extrai-os em unidades individuais, em agrupamentos de até 4 fios, com o auxílio de uma agulha de extração circular, que contém um cilindro afiado.
Em seguida, os fios são transplantados nas áreas calvas, que misturam-se com os fios existentes ao longo do tempo. O crescimento dos cabelos ocorre de forma gradual e natural.
O resultado, que não aparenta cicatrizes de extração ou implantação dos folículos, pode levar até 1 ano para surgir, mas, que é duradouro e, em alguns casos, permanente.
Além disso, dependendo do grau da calvície, pode ser necessário realizar mais de uma sessão de transplante capilar.
Onde realizar tratamento para queda de cabelo e crescimento?
Na Clínica Pereira Medical, você realiza uma consulta com dermatologistas especializados em tricologia capilar, que possuem um conhecimento profundo sobre o cabelo, os pelos e o couro cabeludo.
Dessa forma, consegue obter um diagnóstico preciso sobre sua condição capilar e um tratamento eficaz e duradouro.
O Dr. João Carlos é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Society of Hair Restoration Surgery.
Ele possui mais de 30 anos de carreira, a qual permitiu que acompanhasse o desenvolvimento de todas as técnicas de transplante capilar, e já realizou mais de 17 mil procedimentos.
Já seu filho, Dr. João Pedro Cabrera Pereira é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar e da International Society of Hair Restoration Surgery.
Ele realiza tanto tratamentos clínicos quanto cirúrgicos, para promover a restauração capilar para qualquer tipo de queda de cabelo.
Ambos estão comprometidos em manter-se atualizados sobre as novidades do mercado, para oferecer os melhores tratamentos aos seus pacientes.
Agende uma avaliação!