Normalmente o Transplante de cílios é realizado em pacientes que passaram por cirurgias reparadoras na região periocular ou em pessoas que sofreram acidentades ou queimaduras. Também há casos de pacientes com ausência, rarefação intensa ou fios atrofiados (muito curtos).
Apesar de serem pequenos, os cílios têm grande importância na aparência e realça a beleza dos olhos. Não é à toa que as mulheres fazem uso do rímel para destacar esta área. Sabia como funciona o transplante:
Primeira fase
O primeiro passo para o transplante de cílios é colher um segmento de couro cabeludo da região da costeleta ou da nuca para conseguir os fios de cabelo que serão usados no transplante. O local é fechado por uma sutura e o cabelo vizinho é usado para cobrí-la. A pequena tira de couro cabeludo removida é dissecada através de microscópios esteroscópicos. Em seguida a equipe de enfermagem separa os fios, um a um, sem machucá-los
Segunda fase
Depois da anestesia local na pálpebra, cada enxerto com um fio de cabelo é implantado no local onde existiam os cílios. São colocados aproximadamente 20 a 30 fios em cada pálbebra. Depois de alguns dias esse fio transplantado cai e, em dois meses, nasce outro em seu lugar. Devido a sua característica de crescimento contínuo (na cabeça) é necessário aparar com uma tesourinha periodicamente.
Não existem riscos neste procedimento. O que pode ocorrer é alguma falha pela ausência de nascimento de algum fio.
O transplante é uma opção definitiva e segura quanto comparado com cílios colados ou adesivados, embora esses (artificiais) tenham uma aparência mais natural. Os cílios artificiais são descartáveis e práticos, enquanto os cílios transplantados são definitivos.
A recuperação é rápida. A pessoa pode voltar às atividades normais em 48 horas e depois de sete dias o aspecto é normal. Os cílios caem depois de 15 dias e voltam a nascer definitivamente em 2 meses.
A escolha do método depende do estilo de vida da pessoa, das necessidades estéticas, da praticidade ou da durabilidade de cada método, além do custo.