Transplante capilar (ou implante capilar, como é popularmente conhecido)
FOLICULAR: A técnica atual
Consiste em reproduzir na área calva o mesmo tipo de implantação e distribuição que existe na área doadora do indivíduo. Esse padrão varia de pessoa para pessoa. Ao contrário do que as pessoas imaginam, os cabelos não nascem fio por fio na sua totalidade. Um percentual apresenta unidades com um, dois, três e até quatro fios. Chamadas atualmente de Unidades Foliculares (UF).
O couro cabeludo tem milhares de UF. Quanto maior é o número de folículos nessas estruturas maior é a quantidade e densidade dos cabelos. No padrão caucasiano, a distribuição é aproximadamente a seguinte: 25% dos cabelos são com um fio, 50% com dois fios e 25% com três fios.
Indivíduos com cabelo mais muito denso apresentam unidades foliculares com dois e três fios em média. Enquanto que aqueles com cabelos mais ralos têm um predomínio de unidades folículares com somente um fio. Isto explica porque algumas pessoas apresentam 80.000 mil fios e outros 100.000 fios de cabelos.
No momento da dessecação dos enxertos, assistentes treinadas e com extrema habilidade, vão separando as unidades, uma a uma, conforme a sua natureza de um, dois, três e quatro fios, sem traumas, por meio de potentes microscópios esteroscópicos. Isso facilita a identificação das unidades e evita traumas e danos nos folículos e garante o nascimento dos cabelos transplantados. Essas unidades geminadas não podem ser desmembradas, podem morrer.
Em seguida as unidades foliculares são separadas conforme a sua quantidade de fios e conservadas em solução fisiológica a 4 graus. Considerando que essas estruturas são muito pequenas, os orifícios realizados na região calva, onde serão implantadas, também são mínimos e obedecem a uma distribuição similar da área doadora.Existem casos que necessitamos usar grupos foliculares de duas unidades de dois folículos, ou de um mais dois, ou de dois mais três para conseguir resultados não somente naturais e imperceptíveis, mas também mais densos.
Técnica Coronal de Transplante capilar
Para completar a técnica folicular que transfere os cabelos da área doadora conservando as unidades foliculares vistas acima, é importante também associar a maneira de implantação com as mesma forma do cabelo natural, ou seja, eles têm que ser “plantados” no couro cabeludo com a inclinação e direcionamento corretos conforme a localização obedencendo a naturalidade dos cabelos de cada pessoa.