Se você está pensando sobre o transplante capilar, antes e depois da cirurgia, e o que vai mudar em sua rotina, a gente conta: muita coisa! Provavelmente, aumento de autoestima, autoconfiança e bem-estar.
E uma pessoa com autoconfiança tem mais condições de realizar sonhos e conquistar seus objetivos.
Alguém autoconfiante e com estima elevada consegue se expressar melhor e se comunicar com mais segurança. Assim, um transplante capilar não é somente uma questão de estética, muda a maneira como nos olhamos no espelho e como nos vemos diante do mundo.
O que é calvície?
A calvície é uma predisposição genética que provoca uma maior sensibilidade dos cabelos sob efeitos dos hormônios sexuais, questões genéticas, emocionais e fatores ambientais.
Em suma, resultado dessas ações nos cabelos é um afinamento progressivo e uma dificuldade destes fios sensíveis se manterem e de reiniciarem sua fase de crescimento.
A quantidade de fios, portanto, fica reduzida e eles se tornam progressivamente mais finos e menores. Com o passar do tempo, o volume de cabelos fica cada vez menor e a área calva cada vez maior.
Nos homens, geralmente, a calvície é caracterizada pelo aumento progressivo das entradas e da coroa da cabeça até a área calva ocupar todo o couro cabeludo, exceto a região lateral e posterior cujos fios não possuem essa predisposição genética (na qual chamamos de área doadora).
Apesar da doença ser mais comum nos homens, ela também acomete com frequência muitas mulheres.
Entretanto, as mulheres normalmente apresentam um padrão de comprometimento mais difuso. Esse padrão é caracterizado por uma rarefação na topo da cabeça e, algumas vezes, na região posterior do couro cabeludo.
Dessa forma, o transplante capilar feminino, antes e depois, também traz muitas mudanças para a autoestima da mulher.
De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos homens terão problemas com calvície até os 50 anos de idade.
E a Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, informa que em torno de 30% das mulheres terão problemas relacionados à calvície, também até os 50 anos de idade.
O transplante capilar FUE, antes e depois
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que folículos capilares saudáveis são removidos de uma área doadora do couro cabeludo e transplantados para áreas calvas ou com afinamento de cabelo.
Assim, o resultado do transplante capilar antes e depois pode variar de acordo com o paciente e o tipo de procedimento realizado.
Antes e depois do transplante capilar
Nos primeiros dias após o transplante capilar, é comum ter algum inchaço, vermelhidão ou coceira no couro cabeludo. O paciente também precisa seguir algumas instruções, como evitar exercícios físicos intensos ou exposição ao sol por algumas semanas.
Com o passar do tempo, o cabelo transplantado cresce e se mistura naturalmente com o cabelo existente. Em geral, os resultados do transplante capilar são permanentes e duradouros, desde que o paciente mantenha bons hábitos de cuidado com o cabelo e siga as recomendações do médico.
No entanto, é importante lembrar que o resultado final do transplante capilar pode levar vários meses para ser totalmente visível.
Além disso, alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão de transplante capilar para obter os resultados desejados.
Os cuidados no pós-operatório
Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para garantir a recuperação adequada e os melhores resultados possíveis após um transplante capilar.
Confira algumas recomendações:
- Evitar tocar ou coçar o couro cabeludo nos primeiros dias após a cirurgia;
- Manter o couro cabeludo limpo, lavando cuidadosamente a área transplantada com um shampoo suave;
- Evitar atividades físicas intensas ou exposição ao sol por pelo menos 2 a 4 semanas após a cirurgia;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros nos primeiros dias após a cirurgia;
- Usar um travesseiro macio e evite dormir de bruços ou de lado na área transplantada por alguns dias;
- Utilizar bonés, chapéus ou qualquer tipo de cobertura na área transplantada apenas com autorização do médico;
- Seguir as orientações do médico quanto ao uso de medicações e cremes tópicos para ajudar na recuperação.
É importante lembrar que cada pessoa pode ter necessidades e orientações específicas no pós-operatório, e que é fundamental seguir as instruções do médico responsável pelo procedimento.
Além disso, é comum que alguns sintomas, como inchaço, vermelhidão e coceira, apareçam nos primeiros dias após o transplante capilar, mas geralmente desaparecem em algumas semanas.
As clínicas Pereira Medical e Derm
Escolher profissionais com experiência, reconhecidos na área médica, com credibilidade e conhecimento é a melhor decisão que você pode tomar.
Em nossas clínicas, já foram realizados mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência, sendo que 83% dos pacientes novos foram indicação de quem já passou pelas mãos do Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira.
Equipamentos com tecnologia de ponta, modernas técnicas em transplante capilar e infraestrutura impecável são alguns dos diferenciais das clínicas Pereira Medical e Derm.
Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em alta tecnologia para obter resultados diferenciados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e hoje atua, principalmente, na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (PEREIRA Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
Além do Transplante Capilar Robótico e do Transplante Capilar Manual, as clínicas também oferecem o transplante de barba e outros tratamentos capilares.
Agende sua avaliação e acompanhe o Dr. João Carlos Pereira e o Dr. João Pedro Cabrera Pereira no Instagram.
Nosso maior propósito é mudar vidas.