É muito importante que, após o agendamento da cirurgia, o paciente se prepare adequadamente para seguir as recomendações do médico para o pré-operatório do transplante capilar.
Recuperar os fios perdidos é o sonho de muitas pessoas que possuem calvície, por isso, este conteúdo tem o intuito de tirar algumas dúvidas em relação a preparação para a cirurgia.
Continue lendo para saber mais.
Cuidados no pré-operatório do transplante capilar
Por se tratar de um procedimento cirúrgico e para obter sucesso na cirurgia, os cuidados pré-operatórios devem ser seguidos conforme recomendação médica.
É importante enfatizar que as orientações podem mudar para atender as particularidades de cada um. Mas de forma geral, o paciente deve prosseguir da seguinte maneira:
Uma semana antes da cirurgia
- Suspender o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e corticoide e também suplementos vitamínicos;
- Não fazer uso de cremes, sprays e géis;
- Evitar expor o couro cabeludo ao sol;
Além desses cuidados, é indicado não fumar e ingerir bebidas alcoólicas 48 horas antes da cirurgia.
No dia que antecede a cirurgia
Um dia antes da cirurgia, os médicos fazem a marcação do couro cabeludo e preparam o planejamento cirúrgico com atenção, aptidão e tecnologia de ponta.
A marcação é uma etapa importante no pré-operatório do transplante capilar, pois é responsável pelo design e pela moldura da face do paciente, a fim de valorizar a aparência do cabelo e do rosto e proporcionar, além da eliminação da calvície, um visual renovado e rejuvenescido.
Além da marcação, no dia anterior à cirurgia, é recomendado:
- Evitar alimentos pesados e gordurosos;
- Ter uma boa noite de sono;
- Lavar o cabelo com shampoo neutro;
- Não fazer uso de perfumes e/ou colônias.
O dia da cirurgia
Após os cuidados do pré-operatório do transplante capilar a cirurgia é realizada em um centro cirúrgico equipado, moderno, com equipamentos de última geração e com profissionais altamente qualificados para proporcionar ao paciente conforto e, acima de tudo, segurança.
Apesar do transplante capilar ser extremamente seguro e de baixo risco, por se tratar de um procedimento cirúrgico, é importante que ele seja realizado em um ambiente preparado para qualquer intercorrências.
O paciente contará com uma estrutura hospitalar com:
- Equipe de enfermagem capacitada e sempre a disposição;
- Médico anestesista;
- Atendimento pós-operatório.
O procedimento tem duração de aproximadamente 8 horas e é assistido e monitorado pelo médico cirurgião e anestesista, além da equipe de enfermagem.
No dia da cirurgia, é importante seguir as recomendações:
- Levar um acompanhante;
- Chegar com antecedência, conforme o horário indicado pelo médico responsável;
- Seguir as orientações do médico em relação a alimentação;
- Utilizar uma camisa com abertura frontal;
Após a realização da cirurgia
No dia seguinte à cirurgia, o paciente é liberado com todas as orientações e com o contato dos médicos responsáveis pelo procedimento para qualquer dúvida.
Após a liberação, deve-se seguir os cuidados do pós-operatório e esperar o resultado final do transplante capilar que acontece comumente em 1 ano.
Principais cuidados do pós-operatório
Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum apresentar sintomas como inchaço, vermelhidão e coceira, mas geralmente desaparecem em algumas semanas.
Consulta com o médico especialista
É indispensável o agendamento de uma consulta com o médico cirurgião para uma avaliação personalizada, antes da marcação da cirurgia de transplante capilar.
No dia da consulta, são avaliadas minuciosamente as necessidades do paciente e a identificação do tipo de alopécia. Após isso, é indicado pelo médico o melhor tratamento para a calvície, para o caso em questão. Só depois disso, é realizado o planejamento da cirurgia.
Em seguida, fica agendado o dia do procedimento, quando o paciente recebe todas as recomendações sobre como deve proceder no pré-operatório do transplante capilar.
O que é o transplante capilar?
O transplante capilar é indicado para pessoas de qualquer idade com calvície ou afinamento capilar. É um procedimento cirúrgico em que os folículos capilares, onde o cabelo é mais espesso e saudável, são transferidos para a área que está sofrendo com a queda e o afinamento dos cabelos (calvície).
Os resultados do transplante capilar são duradouros e podem ser permanentes, desde que o paciente mantenha bons hábitos de cuidado com o cabelo e siga as recomendações do médico.
Existem diferentes técnicas para a realização do transplante capilar, a utilizada pela JC Pereira é a FUE (Follicular Unit Extraction) manual motorizada e robótica.
Na técnica FUE Manual Motorizada, o médico cirurgião, munido de aparelhos de tecnologia avançada, visualiza e seleciona as melhores unidades foliculares da área doadora do paciente.
O método FUE Robótico conta com equipamentos modernos onde o sistema escaneia e digitaliza as unidades foliculares em uma área delimitada pelo leitor óptico que também funciona como um extensor no couro cabeludo.
Uma vez iniciado, ele identifica e marca as melhores UFs, avalia o ângulo e direção de saída dos fios de cabelo e inicia a extração. Durante todo o processo, o cirurgião também consegue controlar os parâmetros da máquina e na seleção das unidades foliculares para garantir uma extração de alta qualidade.
Leia mais:
Pereira Medical: especialistas em saúde capilar
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (PEREIRA Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
Além do Transplante Capilar Robótico e do Transplante Capilar Manual, a clínica também oferece o Transplante de Barba e Tratamentos Capilares.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.