Nova técnica de transplante capilar usa pelos de peito masculino em cabeças carecas.
Se você é um homem calvo e sem área doadora para realizar um transplante de forma normal, mas é muito peludo em todo o corpo menos na sua cabeça, não se preocupe! Muitos homens como você, com pelos abundantes nas suas costas e peito, muitas vezes queixam-se da sua cabeça calva, dizendo que os cabelos de baixo poderiam estar em equilíbrio com os de cima.
Mas agora, com a técnica Motor ou Manual F.U.E. existe a possibilidade de ajudar todos estes “sofredores”, com uma nova técnica que permite transplantar na cabeça pelos de outras áreas do corpo, especialmente do peito.
A maneira mais eficiente de se livrar da calvície é o transplante de cabelos – um procedimento que remove os folículos pilosos que não possuem genética da calvície, da parte de trás e laterais da cabeça (área doadora) e são transplantados para as áreas calvas da cabeça. Muitos famosos aderiram a este procedimento em seus países, como Elton John, o chef Gordon Ramsay etc. No entanto, este procedimento, também conhecido como FUE- Extração Folicular Unitária, não é para todos os homens:. Nem todos os pacientes têm cabelo suficiente na parte traseira da cabeça, para usá-lo como “doador”, impedindo o transplante normal.
Agora, de acordo com notícia do jornal britânico Daily Mail, muitos médicos atraíram recentemente a sua atenção para outra parte do corpo, muitas vezes coberta de “vegetação densa”: o peito e as costas.
Nesta nova abordagem para o tratamento da calvície, o médico londrino Thomy Kouremada-Zioga refere que “em alguns transplantes não podemos usar o cabelo da cabeça dos pacientes. Nestes casos, consideramos outras opções, e uma delas é o transplante de pelos peitorais. Esta solução vai-nos ajudar a alcançar um números de fios que possa restaurar de forma parcial ou até total a área calva da cabeça e melhorar significativamente o resultado do procedimento.”
Aqui no Brasil, o Dr. João Carlos Pereira, que realiza FUE Manual desde 2008 e atua com a técnica FUE robótico e também com as convencionais Motor e Manual FUE, comenta que “essa possibilidade cirúrgica tem realizado o sonho de alguns pacientes com área doadora insuficiente em couro cabeludo e ter sua área calva restaurada com os pelos do peito ou de outras regiões do corpo de forma satisfatória. É uma cirurgia mais trabalhosa mas vale pela satisfação do paciente”, desde que o mesmo tenha aprovação desta área como doadora após minuncioso exame dos pelos do peito “alerta o médico”.
No entanto, ele reconheceu que na cabeça são cabelos e no peito são pelos e tem características diferentes no homem. “Os pelos do peito são encaracolados, mais finos e com crescimento limitado e lento. Não podemos usa-los como única fonte para o transplante de cabelo devido ao risco de um resultado pobre e também a possibilidade de microcicatrizes acromicas na pele do peito ou de outra área do corpo que foram removidos”, alertou o Dr. Pereira.
Mas esta pode ser a única alternativa para os homens que possuem poucos cabelos para doar para transplante. Se você é calvo mas tem poucos ou nenhuns pelos no peito, infelizmente, não pode se beneficiar desta possibilidade. A tricopigmentação também chamada de micropigmentação capilar, scalp micropigmentation (SMP) e o implante de fios sintéticos são as possibilidades, para dissimular a calvície, além da prótese capilar (peruca).