A queda de cabelo (alopécia) após o tratamento de quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais temidos, principalmente pelas mulheres. Com o intuito de aliviar o problema, o Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) testa há dois meses uma técnica utilizada em países europeus: a terapia por hipotermia no couro cabeludo.
“Normalmente, após a primeira sessão, a pessoa costuma perder em torno de 80% dos fios. Na segunda, 80% do que restou. O melhor resultado obtido por nós foi uma queda de cerca de 20%, em 60% dos casos”, afirma o responsável pelo projeto, o oncologista Hézio Jadir Fernandes Júnior, diretor do IPC. O procedimento foi usado gratuitamente em 25 pessoas, mas a meta é chegar a, no mínimo, 50 pacientes, para efetuar o protocolo das conclusões.
Artigos científicos publicados na Europa apresentam efeitos satisfatórios da técnica. Um estudo realizado em 98 pacientes (70 mulheres e 28 homens, com idade média de 51 anos), divididos em quatro grupos (de acordo com os medicamentos utilizados), mostrou um resultado global positivo de 81%.
Hipotermia
A terapia consiste em usar uma touca com um gel específico, o elasto-gel, que ajuda a manter a temperatura em – 25ºC. Ela é colocada na cabeça do paciente 15 minutos antes do início da quimioterapia e trocada a cada 45 minutos. “A temperatura baixa causa uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), fazendo com que o folículo piloso receba menos sangue contendo quimioterápicos. Assim, há uma probabilidade menor de queda”, explica Fernandes Júnior.
Para evitar problemas, no entanto, é preciso seguir à risca uma lista de recomendações no manuseio da touca. “Tem de haver isolamento da orelha, por exemplo, porque a cartilagem já tem menos sangue, o que pode levar à necrose”, alerta.
De acordo com o diretor do IPC, dados mostram que apenas 6% dos pacientes não toleram o procedimento. No Brasil, ainda não houve casos de quem não aguentasse a hipotermia no couro cabeludo.
Um dos incômodos é que, após o uso da alternativa para diminuir a alopécia, deve-se ficar sete dias sem lavar a cabeça. Após esse período, pode-se limpar os fios com água fria e passar rapidamente um xampu neutro. “Há reclamações sobre isso, mas a pessoa costuma passar pelos sete dias sem desistência para evitar a queda de cabelo.”
Fonte: Terra