Micropigmentação ou Tricopigmentação
Inserir pigmento na camada subcutânea da pele é uma técnica conhecida pelo nome de Micropigmentação ou Tricopigmentação, nome proveniente do inglês (permanente make up) e também conhecida por maquiagem de longa duração. As aplicações são variadas e indicadas para correções de aréolas dos seios, minimizar a aparência das cicatrizes, manchas, correção de sobrancelhas, corar os lábios, delinear os olhos e atualmente faz muito sucesso para reparar calvícies em homens e mulheres simulando um cabelo raspado.
A confusão entre tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação é muito comum.
A metodologia empregada em cada estilo é parecida em alguns pontos, porém seu resultado é definitivamente diferente. Um ponto importante antes da escolha do procedimento é preciso uma analise da estrutura da pele. Por ter rotação menor que a maquina de tatuagem o aparelho de micropigmentacao que é chamado de dermógrafo não tem alcance superior ao da segunda camada da pele a epiderme. Por se tratar de uma região que sofre uma constante renovação celular e frequentes descamações o pigmento aplicado é “expulso” pelo organismo ao longo do tempo, sendo necessária sua reaplicação para garantir que o desenho e a coloração se mantenham perfeitos.
Já a tatuagem “convencional” atinge a terceira camada da pele chamada derme que além de ser a mais profunda é responsável por sustentar a epiderme, e por não haver renovação celular neste nível o pigmento aplicado se torna definitivo. A maquiagem definitiva nada mais é do que a tatuagem com a finalidade de cobrir, camuflar ou amenizar cicatrizes e falhas como também como o próprio nome já diz tornar definitiva a maquiagem em alguma região do corpo.
Existe uma variação na duração da micropigmentação que vai de 10 a 18 meses dependendo muito da técnica e do material usado no procedimento. Durante esse período o pigmento tende a clarear sendo necessário algum retoque depois de 40 a 60 dias.
Existem diferentes técnicas de micropigmentação cada uma adequada para cada tipo de rosto, pele ou região do corpo.
Conhecida como técnica de compactação, o resultado deste procedimento é uma sobrancelha bem marcada e duradoura. A técnica chamada de esfumaçada ou sombreada tem um resultado muito mais natural, porém sua durabilidade é menor sendo necessário retoque com mais frequência. Existe ainda a favorita das (os) adeptos da micropigmentação que é a técnica 3D onde o resultado é tão próximo ao pelo real que fica quase imperceptível saber que o que estamos vendo na verdade é um pigmento, pois este estilo trabalha com volumes.
Novas técnicas surgem o tempo todo, e já é possível encontrar profissionais que estão trabalhando com técnicas 4D e 5D. Não é difícil achar o termo de micropigmentação 6D porém não existe tal procedimento ou melhor não tem relação com volume ou profundidade, apenas leva este nome como marca que foi criada por David Brown.