A micropigmentação capilar é indicada para homens e mulheres que desejam disfarçar os sinais da calvície, mas será que é uma boa opção?
Desde a sua popularização no Brasil, a técnica tem gerado discussões entre os dermatologistas. Muitos médicos especialistas em saúde capilar, não aconselham a realização do procedimento por vários motivos.
Neste artigo, abordaremos o que é, quais são as indicações e outros tratamentos para quem sofre com a alopécia androgenética. Continue lendo para saber mais informações.
O que é micropigmentação capilar?
Muitos indivíduos que enfrentam alopécia androgenética, especialmente os homens, frequentemente procuram maneiras de disfarçar a perda de cabelo. Nessa busca por soluções paliativas, muitas vezes encontram alternativas que não garantem uma estética visual satisfatória.
É o caso da micropigmentação capilar, que surge como uma forma de camuflar as áreas afetadas pela queda de cabelo, causada por vários fatores. Essa técnica envolve a aplicação de pigmentos diretamente no couro cabeludo.
Como funciona a micropigmentação capilar?
Na técnica, são introduzidas microagulhas de pigmentação na camada intermediária da pele (derme superior do couro cabeludo), permitindo cobrir as falhas deixadas pela perda de cabelo.
Idealmente, essa é uma técnica que consegue bons resultados quando o objetivo é diminuir o contraste entre a pele e o couro cabeludo, ou seja, ao diminuir a tonalidade branca do couro cabeludo e aproximá-la a tonalidade do cabelo, cria-se uma ilusão de ótica de maior densidade.
No entanto, é muito comum técnicas que visam reproduzir o desenho de um fio de cabelo, o que normalmente fornece resultados artificiais, uma vez que o fio é uma estrutura tridimensional e não bidimensional.
Além disso, em clínicas de estética de baixo custo onde os responsáveis podem não ter o conhecimento estético adequado para realizar um design compatível com o paciente ou utilizar tinturas com uma tonalidade inadequada, podemos ter resultados desastrosos.
Portanto, a micropigmentação pode ser uma opção complementar benéfica, mas desde que seja indicada pelo médico especialista e seja realizada por profissionais experientes e materiais adequados.
Micropigmentação capilar: antes e depois
O resultado final da micropigmentação capilar pode não agradar em razão do efeito artificial, chapado, falta de simetria, manchas ou tonalidade do pigmento. Após a realização, muitas pessoas buscam meios de remover o procedimento.
Apesar disso, essa é uma técnica que pode ser eficiente para diminuir o contraste entre a pele e os fios de cabelo, melhorando a sensação de densidade, podendo ser uma aliada do transplante capilar, desde que bem indicada pelo médico especialista.
Vale ressaltar que a micropigmentação capilar não é um tratamento para calvície, que seja capaz de estimular o crescimento dos fios e retardar a progressão dessa condição, mas sim uma técnica cujo objetivo é apenas camuflar imperfeições relacionadas à queda capilar.
Por isso, é pertinente alertar sobre a necessidade de procurar informações confiáveis e formas eficientes de tratar a calvície.
Micropigmentação capilar: preço
Existem muitas práticas no mercado da estética de realizar a micropigmentação capilar, dessa forma, o preço pode variar de acordo com a técnica aplicada e com o profissional que está oferecendo o serviço.
Embora a micropigmentação capilar não seja recomendada para tratar a calvície e proporcionar resultados duradouros, naturais e definitivos, como o transplante capilar, é amplamente aconselhável levar em consideração os benefícios positivos e, principalmente, os malefícios, que esse tipo de procedimento vai proporcionar.
Quanto tempo dura a micropigmentação capilar?
A duração da micropigmentação capilar é de aproximadamente de 12 a 18 meses, no entanto, fatores como exposição solar e a frequência que se lava o cabelo, podem diminuir este tempo.
Tratamentos para a calvície
Para quem busca um tratamento que realmente auxilie no crescimento dos fios existem diversos procedimentos.
O ideal é procurar um médico qualificado, que seja especialista em saúde capilar, para analisar o caso e buscar soluções cabíveis e eficientes para desacelerar a progressão da calvície.
Conheça algumas abordagens abaixo:
Medicamentos
Os dois medicamentos mais utilizados para o tratamento da calvície são a finasterida ou dutasterida e o minoxidil.
A finasterida contribui para inibir a conversão de testosterona em dihidrotestosterona, responsável pela queda de cabelo em pessoas com predisposição genética, e o minoxidil favorece o crescimento capilar.
Terapia regenerativa
Essa tecnologia recente permite a coleta de células germinativas da região que não foi afetada pela calvície.
Essas células, que são infiltradas na área calva, incentivam o crescimento do cabelo, sendo possível melhorar o processo de afinamento dos fios e a rarefação capilar.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
No MMP, as medicações são colocadas diretamente no couro cabeludo em altas concentrações, por meio de microagulhamento automatizado, para que os fios de cabelo tenham um estímulo mais intenso.
Intradermoterapia
A intradermoterapia também consiste na aplicação de medicações no couro cabeludo, que ajudam no crescimento capilar e no controle da calvície.
As medicações, depositadas no couro cabeludo, são colocadas em altas concentrações, proporcionando um intenso estímulo.
Laser Erbium
No laser, as microcolunas de calor formados na pele do couro cabeludo, estimulam vários aspectos que contribuem para o crescimento.
Dessa forma, é possível manter os fios em fase de crescimento por mais tempo.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
Nesse tratamento, é aplicado uma espécie de energia luminosa no couro cabeludo. Quando penetrada e absorvida pelas células da matriz do fio de cabelo, essa energia estimula as células a se proliferarem e, consequentemente, mantém o fio em fase de crescimento por mais tempo, aumentando sua espessura.
Transplante capilar: solução eficaz para a calvície
O transplante capilar é o único método cirúrgico da alta e moderna medicina capaz de proporcionar resultados naturais, duradouros e, em muitos casos, definitivos.
Isso é possível pois os folículos capilares da região do couro cabeludo sem calvície são transferidos para a área calva, permitindo que os fios de cabelo cresçam tanto em comprimento quanto em espessura.
O método atual mais eficiente é a FUE (Follicular Unit Extraction), no qual a escolha da técnica para FUE robótico ou FUE manual é muito individual e feita em conjunto entre o paciente e o cirurgião.
O transplante capilar pode ser feito por homens e mulheres de qualquer idade, com boa área doadora, que desejam recuperar os fios de cabelo perdidos, decorrente da calvície ou outros fatores.
Entretanto, é primordial a avaliação individualizada de um médico cirurgião especialista em saúde capilar, além do mais, por se tratar de um procedimento cirúrgico, o Transplante Capilar requer de uma estrutura hospitalar apropriada para ser realizado.
Pereira Medical: especialistas em tratamentos para a calvície
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (PEREIRA Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
Além do Transplante Capilar Robótico e do Transplante Capilar Manual, a clínica também oferece o Transplante de Barba e Tratamentos Capilares.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.