Existem muitos tratamentos para resolver diferentes tipos de alopécia, e um deles é o laser para cabelo, conhecido como Laser Erbium.
Essa técnica consegue melhorar tanto a densidade quanto o comprimento dos fios, o que pode ajudar na rarefação do cabelo.
Para realizar o tratamento, e saber se o problema pode ser resolvido, o paciente deve passar por uma consulta com um dermatologista especialista em tratamentos capilares, que analisará a causa e a condição do folículo capilar.
Caso a condição dos fios esteja adequada, inicia-se as sessões de Laser Erbium no consultório. Aliás, é indicado que realize-se mais de uma sessão para obter um resultado satisfatório.
Para saber mais sobre o laser para queda de cabelo, e quem está apto a realizá-lo, continue lendo o texto.
Para que serve o laser no cabelo?
Normaliza o crescimento capilar
O laser é um tratamento capilar que estimula os fios a retomarem o seu funcionamento normal, isto é, regular o ciclo de vida. Por isso, estimula o crescimento de novos fios, que nascem mais fortes.
Combate a queda de cabelo
O procedimento costuma ser indicado para pacientes que estão sofrendo com calvície ou outras condições capilares. Isso porque ele combate a queda de cabelo, já que melhora a densidade do cabelo e a cobertura de áreas calvas, falhadas ou rarefeitas.
Melhora a saúde dos fios
Mesmo que o indivíduo não esteja sofrendo com uma queda de cabelo, pode realizar o tratamento para melhorar a qualidade dos fios, deixando os fios mais fortes e resistentes.
Promove a hidratação do cabelo
Também ocorre uma melhora na hidratação do cabelo, porque os lasers melhoram a oxigenação e a nutrição dos folículos capilares
Controla queda após cirurgias
O laser para o cabelo também pode ser utilizado após procedimentos cirúrgicos, que é comum provocar a queda dos fios. Isso pode ocorrer por causa da anestesia.
A causa pode estar ligada à diminuição da pressão arterial, ou seja, do fluxo sanguíneo e da quantidade de nutrientes que chegam até o couro cabeludo, mas outra causa provável é o estresse cirúrgico, porque a anestesia não consegue suprimi-lo completamente.
Trata diversos problemas
O Laser Erbium pode ser utilizado não só para tratar alopécias, como também para tratar outras condições capilares, como dermatites ou danos causados por produtos químicos que danificam os fios.
Como funciona o tratamento a laser para cabelo?
Para realizar o tratamento, o especialista utiliza o aparelho de laser para cabelo, aplicando-o diretamente no couro cabeludo, nas áreas que estão sofrendo com a queda ou o afinamento dos fios.
Não é necessário utilizar um aparelho para hidratação a laser para cabelos específico, pois este tratamento consegue promover uma melhora completa da haste do fio.
O laser forma microcolunas de calor no tecido, cuja profundidade é definida pelo médico. Dessa forma, ocorre um estímulo dos vasos sanguíneos, isto é, que melhora o fluxo nas células da região.
Em seguida, liberam-se diversos fatores de crescimento, que estimulam as células do cabelo a se manterem na fase de crescimento capilar, ou interrompendo a fase de queda dos fios.
É natural que ocorra uma queda de 60 a 100 fios por dia, que ocorre apenas nos fios que estão na fase de queda do ciclo capilar, que representa cerca de 8% de todo o cabelo, e tem uma duração aproximada de 3 meses.
Porém, quando existe um fator que altera o ciclo de vida do cabelo, a fase de queda pode ter uma duração maior ou fazer com que mais caiam. Isso causa falhas no couro cabeludo, calvície ou afinamento dos fios.
Nesses casos, o paciente também pode perceber que o cabelo tem pouco crescimento ou nenhum.
Enfim, com o uso do laser para cabelos, os fios crescem por mais tempo, aumentando seu comprimento, além de crescerem mais saudáveis e espessos. E, claro, isso também estimula o crescimento de novos fios.
Leia também sobre outros tipos de tratamento para calvície no artigo Tratamento para calvície: conheça o que há de melhor.
Como é o pós do tratamento a laser para cabelos?
O Laser Erbium é um tratamento seguro e rápido, cujas sessões podem durar cerca de 20 minutos. É normal que o paciente sinta uma leve ardência no couro cabeludo após o procedimento, assim como um leve inchaço.
Também é esperado a formação de pequenas crostas, que não devem ser arrancadas, pois são importantes para a recuperação das células.
Não é recomendado utilizar produtos agressivos no couro cabeludo por 24 a 48 horas após a aplicação do laser capilar. O dermatologista indicará quais produtos podem ser utilizados e como deve ser feita a higiene do cabelo.
O tratamento deve ser realizado em várias sessões, para conseguir promover o efeito desejado. Geralmente, indica-se a realização de 4 a 8 sessões.
Porém, a quantidade certa de sessões é definida pelo dermatologista após a avaliação, que pode ser redefinida conforme a evolução do tratamento.
O intervalo entre as sessões pode variar de acordo com o tratamento estipulado pelo médico, que pode ser quinzenal ou mensal.
Não é recomendado realizar sessões com pouco espaço de tempo entre si, pois as células capilares precisam se recuperar adequadamente, e estimular o crescimento dos fios, antes que seja realizada uma nova sessão.
O resultado do laser é duradouro e a melhora do cabelo pode ser vista gradativamente, com resultado visível após alguns meses.
Onde fazer tratamento com laser para cabelos?
Na clínica Pereira Medical, você encontra dois dermatologistas especialistas em tratamentos e transplantes capilares, que promovem resultados muito satisfatórios aos seus pacientes, tanto que 83% dos novos pacientes são oriundos de indicações.
A clínica pertence ao Dr. João Carlos Pereira e ao seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, ambos são dermatologistas com especialização em tricologia, que realizam tratamentos clínicos e cirúrgicos para diferentes condições.
A clínica está localizada na Avenida Ibirapuera, nº 1753 – 9° Andar, Indianópolis, São Paulo – SP. Também existe outra clínica que pertence à família, a Derm, que existe desde 1995 na Avenida José Munia, nº 5950, Jardim Morumbi, São José do Rio Preto – SP.
Agende uma consulta com os especialistas e conheça qual é o melhor tratamento para seu problema capilar.