Ter uma barba completa e uniforme é o desejo de muitos homens, mas as falhas na barba são um problema comum que pode nos afetar em qualquer idade.
Muitas vezes, as falhas aparecem repentinamente, sem qualquer aviso, e podem impactar a autoestima. Mas, apesar de frustrante, essa situação tem soluções.
Desde tratamentos tópicos até o transplante de barba, é possível corrigir as falhas e conquistar uma barba mais cheia e definida.
Falha na barba: o que pode ser?
As falhas na barba podem ser causadas por dois tipos de alopécia, uma condição que leva à queda ou afinamento dos pelos em certas áreas.
1. Alopécia areata
A alopécia areata é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, levando à queda de pelos em áreas específicas.
Condições médicas como tireoidite, diabetes, lúpus e vitiligo, podem causar a queda, mas ela também pode ser desencadeada por estresse emocional. Estima-se que cerca de 1% a 2% da população possa ser afetada pela alopécia areata, sendo mais comum em pessoas com menos de 20 anos.
Esse tipo de alopécia provoca uma queda rápida de pelos, que pode ocorrer no couro cabeludo e em outras partes do corpo, incluindo barba, sobrancelhas e até pelos dos braços e pernas.
Em alguns casos, a queda pode ser localizada, formando pequenas falhas, enquanto em outros, ela é mais extensa, afetando uma área maior.
Felizmente, a maioria dos casos de alopécia areata são transitórios, e os folículos podem retomar o crescimento com o tempo.
2. Alopécia cicatricial
A alopécia cicatricial, por outro lado, causa uma perda definitiva dos pelos devido a danos nos folículos, muitas vezes causados por fatores externos, como queimaduras, traumas, cirurgias, radiações ou até uso de produtos químicos inadequados.
Este tipo de alopécia é caracterizado pela destruição permanente dos folículos, resultando em áreas sem pelos e que podem apresentar alterações na coloração e textura da pele. Além de causas externas, doenças imunológicas também podem causar inflamações ao redor dos folículos, levando à perda de pelos.
A alopécia cicatricial geralmente deixa falhas na barba de forma permanentes, e quando isso acontece, o crescimento dos fios na área afetada dificilmente é recuperado naturalmente.
Nesses casos, o transplante de barba pode ser a única solução definitiva para preencher as falhas.
Como corrigir falha na barba?
Se você está lidando com falhas na barba, a primeira coisa a fazer é procurar um especialista, como um dermatologista ou um profissional de transplante capilar. Ele poderá diagnosticar a causa das falhas e propor o tratamento mais adequado.
Conheça algumas das opções de tratamento:
Medicamentos
A solução mais indicada para muitas pessoas é o uso de medicamentos. Um dos tratamentos mais populares é o famoso Minoxidil, um medicamento conhecido por estimular o crescimento dos fios.
- Como funciona o Minoxidil?
O Minoxidil age prolongando a fase de crescimento dos pelos, conhecida como fase anágena, incentivando o crescimento de novos fios e o aumento da densidade dos existentes.
Ele pode ser um aliado poderoso para quem busca preencher pequenas falhas na barba e melhorar a densidade dos fios.
Apesar de ser eficaz, o Minoxidil deve ser usado sob orientação médica, pois cada caso exige um acompanhamento específico para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
O uso incorreto pode resultar em efeitos colaterais indesejados, além de comprometer o resultado final.
Transplante de barba
Para aqueles que possuem falhas mais amplas na barba ou não apresentam bons resultados com tratamentos tópicos, o transplante de barba é uma alternativa bastante eficaz.
- Como funciona o transplante de barba?
O transplante de barba é um procedimento cirúrgico em que folículos capilares são retirados de uma área doadora, como a parte de trás da cabeça e implantados nas áreas falhadas da barba.
Esse método é indicado para quem apresenta falhas significativas devido a fatores genéticos, cicatrizes ou danos permanentes no folículo.
Esse procedimento requer um cirurgião experiente, que irá planejar a distribuição dos fios para proporcionar uma aparência estética satisfatória e uniforme.
Como é a recuperação do transplante de barba?
A recuperação do transplante de barba é geralmente tranquila. Na maioria dos casos, o paciente não sente grandes desconfortos após a cirurgia.
Os resultados começam a aparecer em cerca de 5 meses, e a barba ganha um aspecto natural, denso e bem preenchido.
Vale lembrar que, por ser uma cirurgia, o transplante de barba deve ser realizado por um profissional capacitado e em uma clínica de confiança, garantindo segurança e um resultado estético satisfatório.
Falha na barba: dicas adicionais
Para quem ainda está em fase de tratamento e deseja disfarçar as falhas, algumas dicas podem ajudar a melhorar a aparência da barba:
- Degradê na barba falhada: o corte degradê pode ajudar a suavizar a transição entre as áreas mais densas e com falhas, criando um visual harmonioso e moderno;
- Cuidado com o estresse: como vimos, o estresse pode ser um fator desencadeante para a alopécia areata. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios físicos, pode ajudar a reduzir o impacto do estresse no crescimento dos fios;
- Manutenção e higiene: lavar a barba regularmente, utilizar produtos específicos e manter uma alimentação equilibrada contribuem para a saúde dos folículos e, consequentemente, para o crescimento dos pelos.
Falha na barba: onde tratar?
O tratamento da falha da barba é um procedimento que exige atenção, então você deve recorrer a um profissional qualificado e especializado em transplantes e tratamentos capilares.
Na clínica Pereira Medical, você encontra dois especialistas na área:
Dr. João Carlos Pereira
O dermatologista Dr. João Carlos Pereira é especializado em dermatologia estética, cirurgia dermatológica e cosmiatria, uma referência na área de transplantes.
Ao longo de sua carreira acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas conhecidas e já realizou mais de 17 mil procedimentos, promovendo resultados muito satisfatórios, tanto que 83% de seus pacientes são oriundos de indicações de outros pacientes.
Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Society of Hair Restoration Surgery.
Dr. João Pedro C. Pereira
Já seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, é um dermatologista especializado em tricologia, oferecendo tanto tratamentos clínicos quanto cirúrgicos para diversos tipos de queda de cabelo.
Hoje, é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar e da International Society of Hair Restoration Surgery.
Ambos estão sempre atualizados com as mais modernas tecnologias e técnicas da área, participando ativamente dos principais congressos mundiais.
Agende uma consulta com os especialistas.