Saltar para o conteúdo principal Ir para o footer
JC Pereira
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação
Enviar Mensagem

Curvaturas de cabelo: quais os tipos e cuidados que exigem

março 13, 2024Blog
Compreender as diferentes curvaturas capilares é fundamental para o manejo adequado dos cabelos, visando mantê-los saudáveis e brilhantes. Cada tipo de cabelo possui sua peculiaridade, demandando cuidados e tratamentos específicos. Contudo, a falta de reconhecimento do próprio tipo de cabelo pode levar a escolhas inadequadas, tanto por mulheres quanto por homens, resultando em fios danificados, ressecados ou excessivamente oleosos.

Compreender as diferentes curvaturas capilares é fundamental para o manejo adequado dos cabelos, visando mantê-los saudáveis e brilhantes. Cada tipo de cabelo possui sua peculiaridade, demandando cuidados e tratamentos específicos.

Contudo, a falta de reconhecimento do próprio tipo de cabelo pode levar a escolhas inadequadas, tanto por mulheres quanto por homens, resultando em fios danificados, ressecados ou excessivamente oleosos.

Continue a leitura deste texto para explorar as variadas curvaturas de cabelo e entender o cuidado necessário para cada uma.

Tipos de curvatura de cabelo

Muitos já estão familiarizados com as categorias básicas de cabelo: liso, ondulado, cacheado e crespo. No entanto, a variedade de curvaturas de cabelo é bem mais ampla do que se pode imaginar, com nuances adicionais entre esses tipos principais.

Para facilitar o entendimento, essas curvaturas foram organizadas em quatro categorias principais (liso, ondulado, cacheado e crespo) e, dentro de cada uma, subdivididas em três tipos – A, B e C. Essas subclassificações são baseadas na intensidade da curva, na espessura e na textura do fio.

Está interessado(a) em descobrir qual é o tipo de curvatura do seu cabelo? Veja a seguir como realizar essa identificação.

Grupo 1: curvaturas de cabelo liso

O grupo 1 abrange os cabelos lisos, caracterizados pela ausência de curvas e formados por fios retos. As subcategorias dentro deste grupo geralmente se diferenciam pela textura e espessura dos fios. Outro aspecto relevante a ser considerado é a propensão a nós.

Grupo 1: curvaturas de cabelo liso
Categoria 1A: caracteriza-se pela espessura fina, de aparência escorrida, leve, com pouco ou nada de volume;
Categoria 1B: mescla fios finos e encorpados, e em virtude disso são mais fáceis de modelar;
Categoria 1C: diferente das demais categorias, os fios classificados como 1C são espessos, resistentes, brilhantes e apresentam mais volume.

Você também vai gostar de ler:

Queda de cabelo

Transplante capilar

Cuidado com as curvaturas de cabelo liso

Como este tipo de cabelo frequentemente é mais fino e oleoso, com tendência a formação de nós, os cuidados precisam ser direcionados de modo que combata a oleosidade, mas ao mesmo tempo traga hidratação.

É apropriado utilizar produtos destinados para cabelos lisos e oleosos e que ajudem a fortalecer os fios.

Entretanto, é importante se atentar com a quantidade aplicada de óleos e condicionador, para não aumentar a oleosidade no couro cabeludo. É válido aplicar pouco produto e somente nas pontas e lavar o cabelo com regularidade.

Além disso, antes de secar o cabelo, é pertinente investir em um bom protetor térmico.

Leia também:

Rigenera

Grupo 2: curvatura de cabelo ondulado   

Os cabelos ondulados apresentam uma leve curvatura, no entanto, não chegam a ser propriamente lisos ou cacheados. 

É composto por fios de textura lisa e cacheada e são conhecidos por serem lisos na raiz e pela formação de cachos ao final do cabelo, com oleosidade no couro cabeludo e ressecamento nas pontas.

Conheça as variações desse tipo de cabelo:

Grupo 2: curvatura de cabelo ondulado   
Categoria 2A: mais finos e com tendência a oleosidade, os fios dessa categoria são muito parecidos com o cabelo liso, pois as ondas são suaves, com pouco volume;
Categoria 2B: com mais volume e uma curvatura em um formato que lembra a letra S, esses tipos de cabelos, normalmente, possuem fios espessos e são mais ressecados e com frizz;
Categoria 2C: os fios classificados como 2C se assemelham a um cabelo cacheado. Ondas acentuadas, volumosas, fios mais grossos, oleosos na raiz e secos nas pontas.

Cuidados com os fios com curvaturas de cabelo ondulado

Como os fios ondulados transitam entre o liso e o cacheado, é difícil encontrar produtos específicos para esses tipos de cabelo. Dessa forma, é aconselhável identificar a categoria e priorizar por produtos que se enquadrem com ela.

Por exemplo, a categoria 2C apresenta cachos mais definidos, em vista disso, é apropriado usar shampoo e condicionador para cabelos cacheados.

Contudo, de forma geral, os fios ondulados requerem limpeza para reduzir a oleosidade do couro cabeludo, e uma boa hidratação e nutrição para amenizar o ressecamento das pontas. Diante disso, os cremes para pentear podem ser vantajosos.

Grupo 3: curvatura de cabelo cacheado

Assim como as curvaturas de cabelo ondulado, a oleosidade do cacheado é centralizada na raiz e as pontas possuem um certo ressecamento. Os cachos são volumosos, definidos, marcados, com curvas abertas ou fechadas, similares a um espiral.

Saiba mais sobre os tipos de cachos:

Grupo 3: curvatura de cabelo cacheado
Categoria 3A: geralmente, os cachos se concentram nas pontas e a raiz é mais lisa. Os cabelos são caracterizados pela textura densa, cachos abertos, soltos e com bastante movimento;
Categoria 3B: diferente da categoria anterior, aqui os cachos se iniciam logo na raiz, são mais simétricos, fechados e volumosos;
Categoria 3C: os cachos são grudados, fechados e definidos, normalmente esse tipo de cabelo tende a ser um pouco mais fino, comparado às demais categorias do grupo 3.

Cuidados com esse tipo de fio

Existe uma vasta opção de produtos destinados para cabelos cacheados, o que é muito benéfico, pois a utilização de shampoo e condicionador específicos ajudam a reter a umidade dos fios, resultando em cachos mais definidos e brilhantes.

Os cachos requerem muita hidratação, principalmente nas pontas, por isso, é aconselhável hidratar com frequência e investir em cremes para pentear. Além disso, é pertinente evitar produtos com componentes agressivos que possam causar ressecamento.

Grupo 4: curvatura de cabelo crespo

Os cabelos crespos formam curvaturas fechadas e volumosas, no entanto, não chegam a formar espirais nos cachos. A oleosidade desses tipos de cabelo costumam ser mínima, devido a isso eles podem ser mais frágeis, com frizz e secos.

Saiba mais sobre as variações desses fios:

Grupo 4: curvatura de cabelo crespo
Categoria 4A: geralmente os fios são macios, com cachos fechados, mais frágeis e suscetíveis ao ressecamento. Parecem mais curtos do que realmente são devido ao fator encolhimento;
Categoria 4B: quem está dentro dessa categoria possui cabelos com volumes expressivos, menos definidos, com cachos pequenos e espessura fina;
Categoria 4C: as curvaturas de cabelo crespos 4C são poucas, com cachos sem definição e com muito volume. Normalmente, esses fios são ainda mais finos e frágeis.

Cuidados com esses fios crespos

Uma característica marcante dos fios crespos é o ressecamento e a fragilidade, por isso, é importante ter atenção com a frequência da lavagem. Para evitar que os fios fiquem ainda mais secos e quebradiços, é recomendado lavá-los no máximo três vezes por semana.

Além disso, hidratação é a palavra chave para manter as curvaturas de cabelo crespos saudáveis e bonitos.

Prefira produtos específicos para esses tipos de cabelos e que contenham componentes que proporcionam nutrição e hidratação.

Pereira Medical: especialistas em saúde e transplante capilar

A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.

Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.

Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.

Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.

Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (PEREIRA Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).

Além do Transplante Capilar Robótico e do Transplante Capilar Manual, a clínica também oferece o Transplante de Barba e Tratamentos Capilares. 

Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.

Agende sua avaliação. 

JCPEREIRA

Excelência em Transplante Capilar
Saiba mais
JC Pereira

Responsável Técnico
Dr. João Carlos Pereira – CRM/SP: 40.737 
RQE: 40.466

  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação

Contatos

8h - 18h | Segunda - Sexta
contato@jcpereira.com.br
(17) 4009-5500

Nossos endereços

São Paulo
(11) 94137-1442
Av. Ibirapuera, nº 1753 - 9° Andar, Indianópolis, São Paulo - SP
São José do Rio Preto
(17) 99148-8257
Av. José Munia, nº 5950, Jardim Morumbi, São José do Rio Preto - SP
© 2025 JC Pereira. All right reserved.
Site produzido por GS2MKT