A evolução transplante capilar mês a mês pode variar de pessoa para pessoa, mas a fim de obter resultados satisfatórios, é necessário que os pacientes sigam à risca a recomendação médica.
Causada por heranças genéticas, a calvície é um tipo de alopécia conhecida como androgenética, que sob os efeitos hormonais, principalmente da testosterona, provoca o afinamento progressivo dos fios, consequentemente, diminuindo a quantidade de cabelo.
Sendo assim, o transplante capilar é a técnica mais eficiente que existe atualmente para quem sofre com essa condição, pois proporciona resultados naturais e duradouros.
Acompanhe neste conteúdo como acontece a evolução do transplante capilar mês a mês.
O que é transplante capilar?
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico com o qual os folículos capilares são transferidos de uma área do couro cabeludo, onde o cabelo é mais espesso e saudável, para a área que está sofrendo com a queda e o afinamento dos cabelos (calvície). O resultado ao recuperar os cabelos é uma aparência mais natural e jovem.
Existem técnicas diferentes para a realização do transplante capilar, a utilizada pela JC Pereira é a FUE (Follicular Unit Extraction) manual motorizada e robótica.
Na técnica FUE Manual Motorizada, o médico cirurgião, munido de aparelhos de tecnologia avançada, irá visualizar e selecionar as melhores unidades foliculares da área doadora do paciente.
O FUE Robótico é um método que conta com máquinas modernas onde o sistema escaneia e digitaliza as unidades foliculares em uma área delimitada pelo leitor óptico que também funciona como um extensor no couro cabeludo. Uma vez iniciado, ele identifica e marca as melhores UFs, avalia o ângulo e direção de saída dos fios de cabelo e inicia a extração. Durante todo o processo, o cirurgião também consegue controlar os parâmetros da máquina e na seleção das unidades foliculares para garantir uma extração de alta qualidade.
Leia também:
Passo a passo do transplante capilar
Para a realização do transplante capilar, é necessário a avaliação das condições capilares e a saúde geral do paciente, dessa forma, o agendamento da consulta é a primeira etapa do processo.
Na consulta com o médico cirurgião especialista, é feita uma análise personalizada e detalhada, onde é indicado o melhor tratamento e o tipo de técnica para o caso em questão. Após isso, é agendado o dia do procedimento que é realizado em um centro cirúrgico completo e totalmente equipado.
No dia que antecede à cirurgia, os médicos fazem a marcação do couro cabeludo e preparam o planejamento cirúrgico com atenção, aptidão e tecnologia de ponta a ponta, sempre de forma individualizada.
O dia da cirurgia
O paciente contará com uma estrutura hospitalar preparada, com apartamentos de qualidade 100% modernos e equipados, uma equipe de enfermagem capacitada ao seu dispor, médico anestesista e atendimento pós-operatório.
Todo o procedimento é assistido e monitorado pelo médico cirurgião, equipe de enfermagem e médico anestesista.
A cirurgia tem duração de aproximadamente 8 horas e, após a finalização, o paciente permanece algumas horas no hospital, recebendo toda assistência necessária.
O dia seguinte à cirurgia
O paciente recebe as orientações sobre como deve proceder no pós-operatório, obtém alta, é liberado e mantido em contato com os médicos responsáveis pela cirurgia, para tirar dúvidas, quando necessário.
Evolução transplante capilar mês a mês
A evolução do transplante capilar acontece de forma gradativa, o resultado final do transplante pode levar vários meses para ser totalmente visível.
É comum ao longo do processo os fios caírem, com o passar do tempo, o cabelo transplantado cresce e se mistura naturalmente com o cabelo existente.
Acompanhe a linha do tempo:
Primeiros 5 dias de pós-operatório
Esse período é o mais importante, sendo necessário seguir corretamente todas as recomendações do médico.
Nesta fase, para a cicatrização da área doadora, o paciente é orientado a não lavar a cabeça, dormir com a cabeceira elevada e apoio de pescoço, manter a elevação do queixo ao assistir televisão e mexer no celular, permanecer em um ambiente climatizado e evitar o calor.
7º dia de pós-operatório
A partir do 7º dia, o paciente é liberado dormir com a cabeceira menos elevada e realizar atividades leves, como uma caminhada no fim do dia para evitar o suor excessivo.
14º dia
No 14º dia ocorre a cicatrização da área receptora, momento em que as casquinhas e os cabelos começam a cair, sendo comum os fios transplantados caírem para que os novos possam nascer. Nessa fase, evitar tocar ou coçar o couro cabeludo e as casquinhas é fundamental para uma boa recuperação. A partir desse estágio é permitido a realização de treinos na academia.
21º dia
No 21º dia, é autorizado pelo médico a realização de treinos que gastam mais energia, como aulas aeróbicas, funcionais e corrida. Em torno de 30 dias de pós-operatório, o paciente pode realizar esportes de contato, como futebol, basquete, qualquer tipo de luta, entre outras atividades dessa categoria.
Do 1º ao 2º mês
Do 1º ao 2º mês o paciente permanece na fase de perda de cabelo, apesar de assustar, a queda dos fios é normal e faz parte do processo de evolução.
3º mês
Os cabelos começam a crescer a partir do 3º mês. Nesse período, os folículos crescem, em média, um centímetro ao mês.
6º mês
No 6º mês, os fios se desenvolvem e já possuem uma espessura mais grossa e o paciente, habitualmente, já tem aproximadamente 50% dos fios de cabelo.
1 ano
O resultado final do transplante capilar acontece em cerca de 1 ano, quando os cabelos geralmente já estão com uma quantidade ideal.
Como o progresso pode variar de acordo com cada paciente, em alguns casos, pode ser necessário a realização de mais uma sessão de transplante capilar para obter resultados ainda melhores.
Cuidados gerais do pós-operatório
Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum apresentar alguns sintomas como inchaço, vermelhidão e coceira, mas geralmente desaparecem em algumas semanas.
Para garantir a recuperação adequada e obter os melhores resultados possíveis, é importante seguir as recomendações médicas, que podem variar de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
As principais recomendações são:
- Evitar tocar ou coçar o couro cabeludo nos primeiros dias após a cirurgia;
- Lavar cuidadosamente a área transplantada com um shampoo suave, mantendo sempre o couro cabeludo limpo;
- Evitar atividades físicas intensas ou exposição ao sol por pelo menos 2 a 4 semanas após a cirurgia;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros nos primeiros dias após a cirurgia;
- Usar um travesseiro macio e evitar dormir de bruços ou de lado na área transplantada por alguns dias;
- Utilizar bonés, chapéus ou qualquer tipo de cobertura na área transplantada apenas com autorização do médico;
- Seguir as orientações do médico quanto ao uso de medicações e cremes tópicos para ajudar na recuperação.
Você também vai gostar de ler:
Transplante capilar antes e depois
Qual a duração do transplante capilar?
Esta é uma das perguntas mais comuns entre as pessoas que pretendem realizar esse procedimento, afinal, ele resgata não só os cabelos, mas também a autoestima de quem possui calvície.
Com o passar do tempo, o cabelo transplantado cresce e se mistura naturalmente com o cabelo existente. Em geral, os resultados do transplante capilar são duradouros e podem ser permanentes, desde que o paciente mantenha bons hábitos de cuidado com o cabelo e siga as recomendações do médico.
Quem pode realizar o transplante capilar?
Se você ficou interessado, saiba que esse procedimento é destinado para pessoas que apresentam rarefação capilar ou calvície, de qualquer idade ou gênero, sendo indicado também para quem sofre de perda capilar devido a cicatrizes, queimaduras ou outras condições que deixam áreas calvas na cabeça, barba, costeleta, bigode e sobrancelhas.
Pereira Medical: especialistas em saúde capilar
Somos especialistas em transplante capilar, transplante de barba e tratamento para calvície.
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
O Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
O Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.