Os avanços em tecnologia estética não param nunca. O último deles foi o colírio, produto que promete alongar os cílios naturalmente e que foi apresentado durante o Congresso da Academia Americana de Dermatologia, realizado em San Francisco (EUA), em março.
Este novo produto, que está sendo produzido pelo laboratório (que é o mesmo da Toxina Botulínica), é ideal para as pessoas que querem ter cílios maiores ou mais espessos sem precisar recorrer ao rímel ou para aqueles pacientes em que a cirurgia de transplante nessa área não é indicada de rotina.
O produto é inspirado no efeito colateral do bimatoprost, substância presente em colírios para tratar glaucoma e que tem, entre outros efeitos colaterais, o crescimento dos cílios. No remédio, foi constatado que a substância aumenta o comprimento e a espessura dos fios porque o bimatoprost interage com o bulbo folicular (a raiz dos cílios), estimulando um leve crescimento, que não chega nem a meio milímetro mas que faz uma grande diferença estética.
Segundo laboratório norte-americana, para o lançamento do produto falta apenas a aprovação do FDA, órgão norte-americano que regula produtos alimentícios e farmacêuticos naquele país. A previsão do laboratório é a de que o lançamento no Brasil aconteça em 2010. No entanto, muitos profissionais já indicam o produto experimentalmente de forma manipulada. O profissional não deve deixar o produto cair nos olhos do paciente para evitar desconforto visual.
O Dr. Joao Carlos Pereira alerta que o produto realmente aumenta os cílios de quem usa o produto para glaucoma, mas que ainda não está aprovado pelos órgãos competentes americanos e muito menos pela Anvisa nacional para o uso local para fins estéticos. Existem leigos e profissionais que não são da área de oftalmologia e dermatologia indicando formulações à base do produto para o crescimento de cabelos e cílios, o que é considerado uma prática imprópria e com riscos imprevisíveis. O Dr. Pereira acredita que o produto poderá ser efetivo também para determinados tipos de alopecias (queda de cabelos) e também para estimular o crescimento dos cabelos, além da já conhecida ação no aumento dos cílios.