A procura pela cirurgia capilar tem aumentado consideravelmente, especialmente entre o público masculino. Isso se deve ao fato de que a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, afeta cerca de 80% dos homens, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Essa condição geralmente tem seu início entre os 20 e 30 anos, mas pode se manifestar já na adolescência, a partir dos 15 anos. Embora menos frequente, vale ressaltar que as mulheres também podem ser afetadas por esse problema.
Continue lendo este artigo para obter informações detalhadas sobre como funciona o procedimento de transplante capilar, que tem proporcionado uma melhora significativa na autoestima de muitas pessoas que sofrem com a calvície.
Para quem a cirurgia transplante capilar é indicada?
A cirurgia de transplante capilar é indicada para pessoas com calvície ou com afinamento capilar de qualquer idade, geralmente não há restrição para a realização do procedimento.
Nesta técnica, os folículos capilares são transferidos de uma área do couro cabeludo – onde o cabelo é mais espesso e saudável– para uma outra região que está sofrendo com a queda e o afinamento dos fios.
Comumente, os folículos são removidos da parte de trás ou dos lados da cabeça, onde não há a genética da calvície, e são transplantados para a área afetada, criando uma aparência mais densa e jovem ao recuperar os cabelos nesta região.
Entenda a calvície
A calvície é um tipo de alopécia na qual a queda de cabelo é desencadeada, normalmente, por questões genéticas, que provocam o afinamento progressivo dos fios. Essa condição afeta mais os homens pois está associada aos hormônios sexuais masculinos, em especial à testosterona.
Os principais sinais de calvície são a rarefação ou a ausência dos fios de cabelo, assim como sua queda transitória ou definitiva. Esses sinais podem acontecer apenas em uma região ou em quase toda a cabeça.
Em vista disso, essa cirurgia capilar é muito eficaz para recuperar os fios, porque é um procedimento duradouro e que, em alguns casos, pode ser permanente.
Você também vai gostar de ler:
Quanto tempo dura um transplante capilar
Qual médico é capacitado para fazer a cirurgia capilar?
Para ter resultados satisfatórios, é necessário agendar uma consulta com um médico especialista em cirurgia capilar.
É pertinente verificar se o médico é confiável e qualificado, para isso, recomenda-se consultar entidades importantes, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, International Society of Hair Restoration Surgery e World FUE Institute.
Antes de indicar o melhor tratamento e realizar a cirurgia capilar, o médico deve avaliar o caso e levar em consideração fatores como:
- Causa da queda de cabelo;
- Saúde geral do paciente;
- Extensão da área calva;
- Qualidade da área doadora.
Pacientes jovens, inclusive adolescentes, dependendo do grau de calvície, podem sim fazer a cirurgia capilar.
No entanto, nesses casos, o mais indicado é realizar antes um tratamento clínico para impedir ou diminuir a progressão da calvície, uma vez que a tendência é que ela continue evoluindo ao longo dos anos.
Para pacientes mais idosos, é avaliado pelo médico também a presença de comorbidades que impeçam a cirurgia, como por exemplo, um infarto recente ou distúrbios graves de coagulação sanguínea que não estejam controlados.
Além disso, pacientes mais velhos podem apresentar cabelos mais finos ou frágeis e áreas calvas mais extensas, podendo mudar o plano cirúrgico.
Portanto, a consulta médica é indispensável para a avaliação individualizada de cada caso e para um bom planejamento cirúrgico, independente da idade.
Leia mais sobre:
Como funciona a cirurgia capilar?
Existem diferentes técnicas de transplante capilar, um dos métodos mais renomados mundialmente é a FUE (Follicular Unit Extraction), onde os folículos capilares são retirados individualmente da área doadora, com uma agulha de extração circular, e em seguida transplantados para a região com calvície.
O FUE oferece duas técnicas para extração das unidades foliculares: o FUE robótico e o manual.
FUE Manual Motorizada
Esta é uma técnica em que a experiência do médico cirurgião se une com a tecnologia dos aparelhos para garantir um resultado de excelência durante e após o procedimento.
O cirurgião é responsável por visualizar e selecionar as melhores unidades foliculares da área doadora. Com a ajuda dos equipamentos, é possível uma combinação de movimentos (rotação, oscilação, vibração), ajustáveis de acordo com o couro cabeludo e características do fio de cada paciente.
FUE Robótico
Com o avanço da medicina, as cirurgias realizadas por meio desta tecnologia possibilitaram movimentos precisos e repetitivos sem a fadiga comum de um ser humano, no caso o médico cirurgião.
Nesta técnica, o sistema robótico identifica, escaneia e digitaliza as unidades foliculares que serão extraídas e, após a avaliação do ângulo e direção de saída dos fios de cabelo, é iniciado a retirada dos folículos capilares.
O sistema controla os locais que deverá realizar retiradas e as áreas que permanecerão intactas, evitando assim deixar falhas na área doadora.
O médico responsável pela cirurgia capilar acompanha todo o processo e também consegue interferir nos parâmetros do robô e na seleção das unidades foliculares para garantir uma extração de alta qualidade.
Resultados da cirurgia capilar
É válido enfatizar que os fios transplantados nascem iguais aos cabelos nativos e o resultado final do transplante capilar pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente acontece em um ano.
É um procedimento de longa duração, podendo ser até mesmo permanente. Entretanto, o crescimento dos fios de cabelo é um processo gradual, com o qual o paciente passa por uma evolução mês a mês e, assim, é obtido um resultado.
Contudo, para uma boa recuperação, é primordial seguir as recomendações médicas.
Pós-cirurgia transplante capilar
Ambas as técnicas, FUE Manual Motorizada e Robótico, possibilitam um pós-operatório tranquilo, de rápida recuperação e não deixam cicatrizes lineares.
Nesse período, as principais recomendações são:
- Evitar tocar ou coçar o couro cabeludo nos primeiros dias após a cirurgia;
- Manter a higiene do couro cabeludo;
- Evitar atividades físicas intensas ou exposição ao sol por pelo menos 2 a 4 semanas após a cirurgia;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros nos primeiros dias após a cirurgia;
- Usar um travesseiro macio e evitar dormir de bruços ou de lado na área transplantada por alguns dias;
- Utilizar bonés, chapéus ou qualquer tipo de cobertura na área transplantada apenas com autorização do médico;
- Seguir as orientações do médico quanto ao uso de medicações e cremes tópicos para ajudar na recuperação.
Leia também:
Transplante capilar antes e depois
Quanto custa uma cirurgia de transplante capilar?
É necessário avaliar individualmente cada caso, pois o planejamento cirúrgico pode variar de acordo com cada paciente. Em vista disso, não é possível generalizar o investimento da cirurgia capilar.
No entanto, as pessoas que desejam realizar o transplante capilar, devem levar em consideração que, por se tratar de uma cirurgia, o procedimento só deve ser realizado em uma estrutura hospitalar.
Dessa forma, alguns aspectos são importantes:
Pereira Medical: especialistas em saúde capilar
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (PEREIRA Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
Além do Transplante Capilar Robótico e do Transplante Capilar Manual, a clínica também oferece o Transplante de Barba e Tratamentos Capilares.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.