Caspa? Fique longe desse problema que se alarma no inverno

Durante o inverno a pele se torna mais seca e sensível, por isso, requer cuidados especiais. Nessa época do ano, agravam-se algumas afecções da pele como a dermatite seborreica. Também conhecida como seborreia, caspa ou eczema, pode ser seca (caspa) ou oleosa (seborreia). Normalmente é acompanhada por um fungo, o Pityrosporum ovale.

Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam discretamente no couro cabeludo, entre as sobrancelhas, barba, dobra do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito e nas dobras da pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios). Nos bebês é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que se adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região da pele em contato com as fraldas. A dermatite seborreica não é contagiosa.

Causas

A dermatite seborreica têm caráter constitucional. Sabe-se que fungos, microbactérias, alterações hormonais, estresse, clima seco, frio, calor e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro, além de desnutrição e produtos químicos podem ter.

Sintomas

Lesões avermelhadas com descamação e coceira que pode ser mais ou menos intensa. No couro cabeludo, essa descamação pode soltar-se e cair em pequenos fragmentos, dando origem ao que popularmente é chamado de caspa.

Tratamento

Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica, mas existem medicamentos específicos para a pele e para o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas.

Recomendações

* Quem tem caspa deve lavar os cabelos diariamente, com shampoos à base de cetoconazol, octopirox, piritionato de zinco, caso contrário, o quadro pode ser agravado;

* Evite a ingestão de alimentos gordurosos;

* Não tome banhos muito quentes. Enxugue-se bem antes de se vestir. A umidade pode ser fator desencadeante das lesões;

*Procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos
costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica;

* Tente controlar o estresse físico e mental. Não é fácil, mas ajuda;

* Retire completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça;

* Passe óleo mineral na cabeça do bebê antes de remover a crosta láctea. Troque suas fraldas com frequência. O contato úmido da fralda com a pele da criança pode favorecer o aparecimento de erupções cutâneas.

Medicamentos

* Liquor carbonisdetergeus (LCD)

* Coaltar

* Cetoconazide

* Octopinox

* Piritionato de Zinco

* Sulfato de selênio

* Outros

Laser

* LLLT (laser de baixa potência)