A maioria dos homens e muitas mulheres passam pela calvície e queda de cabelo em algum momento da vida. A boa notícia é que, com o médico cirurgião certo, tem como recuperar os cabelos, tornando-os fartos com resultados duradouros e até permanentes.
Saiba mais sobre como reverter a calvície e a queda de cabelo.
O que é calvície?
Também chamada de alopecia androgenética, calvície é o afinamento progressivo dos fios de cabelo. Os principais sinais de calvície são a rarefação ou a ausência dos fios de cabelo, assim como sua queda transitória ou definitiva. Esses sinais podem acontecer apenas em uma região ou em quase toda a cabeça.
A calvície afeta mais os homens e está associada, geralmente, aos hormônios sexuais masculinos, em especial à testosterona. Muitos homens após a puberdade podem apresentar uma calvície precoce.
As mulheres também produzem esse hormônio, porém, em quantidade menor. Por essa razão, a calvície feminina é mais rara e, quando acontece, ocorre de forma mais difusa.
O que causa calvície?
Existem alguns tipos que se diferem principalmente pelas suas causas. Entretanto, antes de saber qual tipo você sofre, procure o médico cirurgião e faça os exames solicitados.
Como reverter a calvície?
Com o transplante capilar, que é um procedimento cirúrgico no qual os folículos capilares são transferidos de uma área do couro cabeludo, onde o cabelo é mais espesso e saudável, para uma área que está sofrendo com a queda e o afinamento dos cabelos.
Em geral, os folículos são removidos da parte de trás ou da lateral da cabeça e são transplantados para a área afetada. Dessa forma, a pessoa fica com sua aparência rejuvenescida.
O transplante capilar é indicado para pessoas de qualquer idade com calvície ou afinamento capilar. O resultado leva alguns meses para aparecer, mas costuma ser permanente e duradouro.
Além do transplante capilar, atualmente existem excelentes tratamentos clínicos e procedimentos para calvície que são bastante eficazes. Porém, apenas um médico especialista pode avaliar as condições capilares do paciente e, assim, propor os tratamentos mais indicados de acordo com seu perfil.
Leia também:
O transplante capilar pelo método FUE
As clínicas Pereira Medical e Derm oferecem as melhores técnicas em transplante capilar: o FUE (Follicular Unit Extraction) robótico e o manual.
Tanto o robótico quanto o manual tem um pós-operatório bastante tranquilo e com rápida recuperação. Além disso, ambos não deixam cicatrizes lineares e permitem que o médico selecione as melhores unidades foliculares para o transplante.
A escolha da técnica FUE robótico e o manual é muito individual e feita em conjunto entre o paciente e o cirurgião.
FUE Manual Motorizada
Nesta técnica, a experiência e habilidade do cirurgião, além da tecnologia e dos aparelhos utilizados são extremamente importantes para garantir precisão e eficiência na retirada das unidades foliculares.
O cirurgião é o responsável por visualizar e selecionar as melhores unidades foliculares da área doadora do paciente. Além disso, a sistematização do espaçamento retirada dos enxertos é fundamental para evitar complicações e manter a área doadora saudável, sem falhas e perda de densidade após o procedimento.
Em nossas clínicas utilizamos sofisticados aparelhos de última geração, que permitem uma combinação de movimentos (rotação, oscilação, vibração e sucção) ajustáveis de acordo com a espessura do couro cabeludo, densidade e características do fio de cada paciente.
Nosso objetivo é sempre extrair o máximo de enxertos, sem comprometer a área doadora para outras cirurgias no futuro.
FUE Robótico
Durante a última década, os procedimentos robóticos têm avançado para ajudar muito os cirurgiões. Essas sofisticadas máquinas conseguem realizar movimentos precisos e repetitivos sem a fadiga que acomete os cirurgiões em longos procedimentos e de movimentos finos e repetitivos.
O sistema robótico utiliza inteligência artificial associada a um poderoso sistema óptico para identificar e selecionar as melhores unidades foliculares. Um extensor com algoritmo é fixado no couro cabeludo para iniciar a extração dos cabelos da área doadora.
Apesar do robô se autorregular durante a extração, o cirurgião consegue alterar os comandos e os parâmetros da máquina e na seleção das unidades foliculares para garantir uma extração de alta qualidade.
Ao retirar uma unidade folicular, o software do sistema robótico marca uma área ao redor dessa região, onde os cabelos presentes não serão retirados. Esse mecanismo evita deixar falhas na área doadora. Ao final, o sistema apresenta um relatório sobre os dados da cirurgia.
Como tratar a calvície?
A calvície pode ser evitada ou retardada com tratamentos específicos como, por exemplo, aqueles que são feitos com remédio para calvície. Os medicamentos mais utilizados para tratar a calvície são a finasterida ou dutasterida e o minoxidil.
Além do tratamento com Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP), as clínicas do Grupo Pereira Medical disponibilizam o tratamento clínico, a Intradermoterapia , Laser Erbium, tratamentos regenerativos e o Low-Level Light Therapy (LLLT).
Na maioria dos casos, o tratamento clínico da calvície proporciona excelentes resultados, especialmente nos mais iniciais, além de poder até mesmo adiar ou evitar o transplante capilar.
O médico cirurgião faz toda a diferença
Um profissional qualificado, com experiência, formação e conhecimento faz toda a diferença nos resultados dos tratamentos e do transplante capilar.
A sugestão é consultar o registro do médico cirurgião em sociedades como, por exemplo:
- Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar;
- International Society of Hair Restoration Surgery;
- World FUE Institute.
Como acabar com a calvície?
Agende sua consulta com o Dr. João Carlos Pereira e Dr. João Pedro C. Pereira das clínicas Pereira Medical e Derm, ambas com centro cirúrgico completamente equipado nos próprios Day Hospital em São Paulo (Pereira Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
São mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos, além de diversos e modernos tratamentos para calvície. A satisfação com o resultado é tão grande que 83% dos pacientes novos são indicados por quem já passou pelas nossas mãos.
O Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, referência em transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas. Além disso, investe sempre em alta tecnologia para obter resultados diferenciados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Hoje atua, principalmente, na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Nosso compromisso é com você. Agende agora sua avaliação.