Cabelos humanos em camundongos
Cientistas Japoneses liderados por Takashi Tsuji, da Universidade de Ciência de Tóquio, conseguiram fazer nascer cabelo humano em um camundongo. A experiência fez parte de uma pesquisa no tratamento com células-tronco e pode ser considerada um avanço no combate à queda capilar.
Os cientistas criaram um folículo – parte da pele onde os pelos nascem – a partir de células-tronco obtidas da pele de humanos adultos. Depois, eles transplantaram estes folículos nas costas do camundongo, conectando-os com as fibras nervosas e musculares do animal, e os cabelos cresceram normalmente. Como o novo folículo funciona perfeitamente, o “ciclo capilar” é restabelecido, ou seja, se o cabelo cair por algum motivo, um novo fio nascerá no mesmo lugar. Com os resultados obtidos, pessoas que sofrem de calvície podem ter esperança num futuro próximo.
A pesquisa que foi publicada na terça-feira, 17 de abril de 2012, pela revista científica “Nature Communications”, mostrou mais uma vez a eficiência que o tratamento de células-tronco tem na substituição de órgãos no corpo.