Cabelos brancos o que são?
A principal causa do aparecimento de cabelos brancos decorre da queda natural da produção de melanina. De acordo com o dermatologista João Carlos Pereira, do JC Pereira Hair Transplant, de Rio Preto, “com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina, pigmento que dá cor aos pelos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um”.
Estima-se que pelo menos 50% da população com mais de 50 anos de idade apresente fios brancos no couro cabeludo. Entretanto, nem sempre a idade é a responsável pela canície (nome científico para os cabelos brancos). Existem jovens com cabelos brancos e, quando isso acontece, um dos culpados é a hereditariedade. Se os pais ou avós tiveram cabelo branco desde cedo, provavelmente, os filhos também terão.
Outro vilão é o estresse, embora não existam evidências científicas que comprovem que ele, isoladamente, leve ao aparecimento de cabelos brancos, pesquisas atuais divulgam um aumento significativo dessa característica em pessoas que passaram por fortes emoções.
Fator igualmente responsável são algumas doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico e vitamina B12, que levam à despigmentação precoce dos fios, bem como, diz o Dr. João Carlos: “a baixa ingestão de minerais: zinco, cobre, manganês e enzimas como a catalase. À exceção de raros casos, a dieta dos brasileiros é pobre em minerais, some isso aos regimes muito restritivos e teremos um cenário propício ao problema”. Ou seja, uma dieta equilibrada e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, certamente ajudarão a preservar o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a reduzir a velocidade do declínio de suas funções, como a produção de melanina. Porém: “uma vez instalada a canície, não tem volta, só a tintura poderá resolver”, relata o especialista.
Hair & Scalp Institute Therapy ( anexo da clinica derm ) dispõem de diversas técnicas de tinturas, assim como tipos de produtos, alguns em shampoos, outros como tonalizantes, para quem não quer pintar os cabelos. Mas, antes de colorir os fios, é imprescindível prestar atenção à qualidade da tintura ou do tonalizante que será usado. Vale lembrar que, com o passar do tempo, a pele vai perdendo sua lubrificação natural e isso se reflete nos cabelos, que podem ficar mais ressecados. Os fios brancos tingidos exigem tratamento diário específico para prolongar a coloração.