Alguma vez você já parou para se perguntar por que seu cabelo tem uma textura diferente do que quando você era criança? Com o
passar dos anos o seu cabelo começou a cair aos punhados? Embora muitos fatores afetem a saúde e a textura dos fios (umidade, estresse, tratamentos químicos, sol), seus hormônios também têm muito a ver com isso.
“Os níveis hormonais podem afetar a qualidade e a quantidade de cabelo”, diz o dermatologista João Carlos Pereira. A textura do cabelo está diretamente ligada a questões hormonais relacionadas à tireoide, bem como aos níveis de estrogênio e testosterona. É por isso que o cabelo pode ficar frágil, sem brilho e com o crescimento lento durante determinados momentos da vida.
Tomar conta do controle da natalidade hormonal, por exemplo, muda o cabelo de algumas mulheres. A pílula anticoncepcional faz os cabelos ficarem brilhantes e abundantes. Quando é interrompido o seu uso, é notável uma súbita perda de cabelo e uma desaceleração do crescimento do mesmo, bem como uma diminuição na qualidade dos fios.
O Dr. João Carlos também diz que o cabelo muda na menopausa. A falta ou a diminuição de hormônios é como a falta de adubo a uma planta. Este estado hormonal também irá afetar a qualidade e a quantidade de cabelo.
Basicamente, o cabelo cresce bem e com boa saúde quando estamos equilibrados nutricionalmente e hormonalmente.
Uma boa maneira de aumentar os níveis de estrogênio é através de uma dieta cheia de fontes vegetais de fitoestrógeno que pode ser encontrado em nozes, sementes e em frutos ricos em flavonoides, como framboesas, amoras e romãs. Também é bom comer fontes de proteína vegetal, como produtos que contenham soja.