O aparecimento de entradas no cabelo é um dos sinais da alopécia androgenética, também conhecida popularmente como calvície.
A entrada no cabelo masculino dá indícios logo no estágio 2 da alopécia. Primeiramente, ocorre o afinamento dos fios nessa região e, posteriormente, a queda definitiva, o que provoca a rarefação capilar.
Com a queda, ocorre o recuo da linha do cabelo (hairline), o que resulta no formato “M” característico na testa e têmporas.
Se você veio até aqui buscando saber como evitar a perda de cabelo, entenda que não é possível. A alopécia androgenética é hereditária e irreversível.
Este tipo de queda de cabelo apresenta seus primeiros sinais logo na puberdade, e se desenvolve progressivamente ao longo da vida.
Contudo, é possível retardar a perda de cabelo com tratamentos que interrompem o avanço da calvície e melhoram o crescimento capilar.
Em casos em que o comprometimento dos fios é maior, é realizável um transplante capilar, para recuperar a área calva.
Continue lendo para aprender como diminuir entradas no cabelo masculino com procedimentos de restauração capilar.
O que causa a perda de cabelo?
Conforme o Manual MSD, esse percentual sobe para mais de 70% para homens com mais de 80 anos.
A queda de cabelo ocorre devido à ação da enzima 5-alfa-redutase, ou 5α-redutase (5α-Rs), que converte o hormônio testosterona em uma molécula chamada dihidrotestosterona (DHT).
Esta molécula atua no folículo capilar, causando seu encolhimento e, por conseguinte, reduzindo sua eficiência, o que resulta no afinamento dos fios.
Com o tempo, os folículos não conseguem produzir mais fibras capilares. E, após a entrada dos fios na fase telógena (queda) do ciclo capilar, não ocorre o crescimento de novos fios.
Além disso, a redução de tamanho dos folículos pilosos também causa sua morte, o que impossibilita sua restauração e, por consequência, de recuperar o crescimento capilar.
Indivíduos com predisposição genética possuem mais receptores para a molécula DHT, o que explica a perda progressiva de cabelo.
Apenas 6% a 8% dos fios entram em fase de queda, que possui duração média de 3 meses.
O restante dos fios está em fase de repouso (catágena), cerca de 3% com duração aproximada de 3 semanas, ou em fase de crescimento (anágena), que representa 80% a 85% dos fios e dura cerca de 3 a 6 anos.
Apesar dos fios permanecerem muito mais tempo em fase de crescimento capilar, com o tempo, a perda da capacidade dos folículos capilares em produzir mais fibras capilares ocasiona na perda definitiva de cabelo.
Essa ação ocorre inicialmente na região das têmporas (entradas) ou do topo da cabeça (coroa).
Portanto, ao perceber os sinais de calvície, o indivíduo deve procurar um especialista em restauração capilar para impedir o avanço da calvície.
Como disfarçar entradas no cabelo masculino?
Para você entender melhor como isso é possível, precisa entender o que provoca a calvície e o aparecimento das entradas no cabelo masculino.
No entanto, de acordo com a ABCRC, as entradas no cabelo masculino também podem aparecer em indivíduos sem predisposição genética para a calvície.
Portanto, a regressão da linha de cabelo na região das têmporas pode estar presente em, aproximadamente, em 96% dos homens brancos.
Como tratar entradas no cabelo masculino?
Existem muitos tratamentos para retardar a calvície masculina e melhorar o crescimento capilar.
Em seguida, você vai conhecer opções de tratamentos que melhoram o crescimento capilar e a qualidade dos fios.
Contudo, são mais indicados para os estágios iniciais da calvície, ou seja, quando as entradas no cabelo masculino ainda não estão tão marcadas.
Continue lendo para conhecer todas as opções.
Tratamento clínico
O dermatologista tricologista pode utilizar diferentes abordagens clínicas para tratar condições variadas, como cabelos ressecados, quimicamente danificados ou com processos inflamatórios no couro cabeludo.
A terapia capilar reestrutura e recupera a qualidade da haste do fio de cabelo, portanto, pode ser utilizada no tratamento para calvície masculina.
Medicamentos
Como dissemos anteriormente, é possível utilizar inibidores para impedir a ação da enzima 5α-Rs na conversão da testosterona em DHT. E o remédio finasterida ou dutasterida, é o mais conhecido para essa finalidade.
Além disso, é possível realizar o tratamento como medicamento minoxidil, que estimula o crescimento capilar.
Terapia celular
É possível criar uma solução de células germinativas, que são infiltradas na entrada do cabelo masculino e em outras regiões afetadas pela calvície, com amostras de regiões saudáveis do couro cabeludo.
A solução estimula as células na região, presentes no folículo piloso, a retomarem seu funcionamento normal.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
A combinação de microagulhamento automatizado com a aplicação de medicamentos em alta concentração nas entradas do cabelo masculino provoca um estímulo intenso no couro cabeludo.
O microagulhamento estimula a circulação sanguínea e melhora a absorção dos medicamentos, enquanto estes melhoram o crescimento capilar.
Essa técnica combina a aplicação de medicamentos na área da calvície com o microagulhamento automatizado. As medicações são colocadas em altas concentrações para que os fios de cabelo tenham um estímulo mais intenso.
Intradermoterapia
Neste tratamento, também ocorre a aplicação de medicações em alta concentração no couro cabeludo, proporcionando um intenso estímulo no crescimento capilar.
Os medicamentos são aplicados com o auxílio de um aparelho vibratório, que diminui o desconforto da aplicação.
Erbium laser
A aplicação de lasers no couro cabeludo formam microcolunas, que estimulam a liberação de diversos fatores de crescimento.
Por sua vez, estes estimulam as células a se manterem em fase de crescimento por mais tempo. Com isso, os cabelos crescem com maior espessura e comprimento.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
A aplicação de energia luminosa no couro cabeludo é absorvida pelas células da matriz do fio de cabelo.
A luz estimula as células a se proliferarem, o que estende a fase de crescimento dos cabelos. Assim, os fios crescem por mais tempo e mais espessos.
Como acabar com as entradas no cabelo masculino?
Como você viu acima, a queda de cabelo pode ser controlada, e até mesmo revertida em alguns casos.
No entanto, quando a calvície está em um estágio mais avançado, e os folículos capilares estão mortos, é necessário realizar um transplante capilar.
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que consiste na transferência de folículos capilares saudáveis de uma área doadora para a área receptora no couro cabeludo.
Esses folículos são resistentes à queda e, uma vez transplantados, irão continuar a crescer de forma permanente.
Existem diferentes técnicas de transplante capilar, sendo a mais comum e recomendada a técnica FUE (Extração de Unidade Folicular)
Durante o procedimento, o médico extrai os folículos capilares da área doadora e implanta-os na área receptora de forma meticulosa, respeitando a direção dos fios para um promover um resultado estético mais agradável.
O transplante capilar é uma excelente opção para acabar com as entradas no cabelo de forma duradoura e natural.
Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Restauração Capilar (ABCRC), de acordo com o Censo ABCRC 2023, cerca de 40% da procura por transplantes capilares é realizada por homens de 30 a 39 anos.
E 80% da busca pelo procedimento é motivada pela queda de cabelo causada pela alopécia androgenética.
Mas a procura pelo procedimento também é motivada por outros fatores, como, efeitos colaterais de medicamentos, distúrbios hormonais, deficiência nutricional, entre outros.
Se você possui entradas no cabelo, agende uma consulta na clínica Pereira Medical para obter uma avaliação personalizada e discutir as opções de tratamento mais eficazes para o seu caso.