Saltar para o conteúdo principal Ir para o footer
JC Pereira
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação
  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação
Enviar Mensagem

O que é bom para queda de cabelo: saiba como se livrar do problema

julho 31, 2024Blog

Para cuidar da saúde capilar, você precisa saber o que é bom para queda de cabelo e o que pode piorar o quadro.

A rarefação, as entradas e as falhas no couro cabeludo são sintomas de alopécias, que são desencadeadas por fatores como hormônios, estresse, doenças, inflamações, entre outros.

Por isso, antes de iniciar um tratamento, você precisa fazer uma avaliação com um profissional especializado em tricologia capilar. Somente assim conseguirá resolver o problema com eficiência e de forma duradoura.

Veja neste artigo o que é bom para a queda de cabelo, quais hábitos você deve incluir na sua rotina e quais tratamentos você pode realizar para interromper a perda de fios.

O que é bom para evitar queda de cabelo?

Antes de tudo, devemos explicar que a queda de cabelo pode ser causada por:

  • Questões genéticas e hormonais (alopécia androgenética);
  • Alterações no sistema imunológico, como o estresse (alopécia areata);
  • Má alimentação, doenças crônicas, medicamentos, entre outros (eflúvio telógeno);
  • Agressões e inflamações no couro cabeludo (alopécia cicatricial).

Assim sendo, podemos dizer que, em boa parte dos casos, em pacientes que sofrem com a alopécia areata e o eflúvio telógeno, é possível evitar a queda de cabelo ou reverter a condição. 

Para isso, é necessário eliminar o fator desencadeante com o cuidado da saúde mental, adoção de uma alimentação saudável e equilibrada e realização de tratamentos para controle de doenças e infecções, por exemplo.

Além disso, também é necessário obter uma boa rotina de sono e prática regular de exercícios físicos, porque esses hábitos ajudam a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estresse, o que permite que o ciclo de vida capilar ocorra corretamente.

Ciclo de vida dos fios Fase anágena: crescimento dos fios Fase catágena: transição ou repouso Fase telógena: queda dos fios Fase anágena: reinício do crescimento

Já em outros casos, é necessário realizar tratamentos para interromper a queda e melhorar a qualidade do fio.

No caso da queda de cabelo definitiva, como ocorre com a alopécia androgenética e a cicatricial, é necessário aliar o tratamento a um transplante capilar, para recuperar o volume perdido.

No entanto, ao contrário da alopécia androgenética, a alopécia cicatricial pode ser evitada em alguns casos, com uma rotina de cuidados capilares e o uso controlado de produtos químicos e calor excessivo no couro cabeludo.

Leia mais sobre: 

Vitamina para queda de cabelo funciona? 

Decidiu não ficar calvo? Estamos prontos para cuidar de você

O que é bom para parar queda de cabelo?

A persistência da queda de cabelo indica que é necessário realizar um tratamento para estimular o funcionamento das células capilares e a produção de fios.

Entre os procedimentos, existem tratamentos com aplicação de laser, energia luminosa e medicamentos diretamente no couro cabeludo.

E qual o remédio que é bom para queda de cabelo? A finasterida, ou dutasterida, e o minoxidil são os remédios orais mais utilizados para tratar a calvície masculina.

Mas, para entender melhor como eles agem na queda de cabelo, e o que é bom para o crescimento dos fios, continue sua leitura no próximo bloco.

Tratamentos para queda de cabelo  Tratamento clínico: trata condições inflamatórias no couro cabeludo, melhorando a estrutura dos fios. Medicamentos: finasterida inibe a ação da enzima responsável pela queda de cabelo e o minoxidil estimula o crescimento capilar. Terapia Celular: cria-se uma solução de células germinativas, retirada do couro cabeludo, para estimular as células capilares nas áreas afetadas. Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP): utiliza-se microagulhas para aplicar medicamentos diretamente no couro cabeludo, estimulando os fios capilares. Intradermoterapia capilar: aplica-se medicamentos diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento capilar e controlar a queda. Laser: estimula as células capilares com feixes de luz para promover o crescimento de fios mais espessos e densos. Terapia com luz de baixo nível (LLLT): estimula as células dos folículos capilares com energia luminosa para promover o crescimento de fios saudáveis. Transplante capilar: transfere folículos capilares de áreas saudáveis para áreas com queda de cabelo, resultando em crescimento de fios naturais e fortes.
JC Pereira-Tratamentos para queda de cabelo-Mini-infográfico-Autores GS2 Marketing-Divulgação

Tratamento clínico

A terapia capilar reestrutura e recupera a qualidade da haste do fio de cabelo. Portanto, pode ser realizada para tratar cabelos com processos inflamatórios, ressecados ou quimicamente danificados.

O tratamento auxilia no controle da calvície assim como na melhora de outros tipos de queda de cabelo.

Medicamentos

Como você viu anteriormente, a finasterida e o minoxidil são os remédios mais conhecidos para combater a perda de cabelo.

Isso ocorre porque a finasterida inibe a enzima que converte a testosterona em Dihidrotestosterona (DHT), que causa a alopécia androgenética. Já o minoxidil atua na melhora do crescimento capilar. 

Terapia celular

Para combater o afinamento dos fios e a rarefação capilar, é possível estimular as células para retomarem seu funcionamento normal.

Para isso, é necessário realizar uma solução de células germinativas, coletadas de uma região doadora do próprio indivíduo, para infiltrar na área que está sofrendo com a queda de cabelo.

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)

Além dos remédios, o dermatologista pode aplicar outros medicamentos diretamente no couro cabeludo, em altas concentrações, para promover um estímulo intenso no crescimento capilar.

Aliado a isso, realiza-se o microagulhamento automatizado, que provoca microperfurações na pele. Ao mesmo tempo em que estimula a circulação, melhora a absorção dos medicamentos.

Intradermoterapia

A intradermoterapia capilar também consiste na aplicação de medicamentos em altas concentrações diretamente no couro cabeludo, que estimula as células funcionarem normalmente.

O tratamento é realizado com o auxílio de um aparelho vibratório que minimiza o desconforto da aplicação.

Erbium laser

Neste procedimento, aplicam-se lasers que formam microcolunas de calor no couro cabeludo. Essa ação estimula a liberação de diversos fatores de crescimento.

Com isso, as células capilares se mantêm em fase de crescimento por mais tempo, o que provoca o crescimento de fios mais compridos, espessos e resistentes.

Low-Level Light Therapy (LLLT)

A terapia de luz de baixa intensidade libera uma energia luminosa que penetra o couro cabeludo até ser absorvida pelas células da matriz do fio de cabelo.

Dessa forma, as células são estimuladas a se produzirem, o que prolonga a fase de crescimento do cabelo. Por consequência, os fios crescem mais fortes e saudáveis.

Transplante capilar

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que consiste na transferência de folículos capilares de uma região para outra.

Com o auxílio de um cilindro afiado, que extrai unidades capilares do couro cabeludo, o dermatologista consegue transplantar fios saudáveis para a região que sofre com a perda de cabelo.

A doação é feita de uma região saudável, geralmente, da parte posterior ou da lateral da cabeça.

Os fios transplantados misturam-se com os fios existentes e seu crescimento ocorre ao longo dos meses seguintes. Com o tempo, ocorre uma melhora gradual do cabelo, com um resultado natural e duradouro.

Transplante capilar Tire todas as suas dúvidas agora Baixar o e-book

Onde realizar tratamento para queda de cabelo?

Na clínica Pereira Medical, você pode realizar todos os procedimentos capilares descritos acima com o Dr. João Carlos Pereira e o Dr. João Pedro C. Pereira.

O Dr. João Carlos Pereira trabalha na área há mais de 30 anos e já realizou mais de 17 mil transplantes em toda sua carreira.

Seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, também possui especialização em tricologia capilar e oferece tanto tratamentos clínicos quanto cirúrgicos aos seus pacientes.

Ambos estão comprometidos em oferecer serviços de qualidade, com conforto e segurança, para garantir um resultado eficiente e satisfatório.

Por isso, os dermatologistas viajam com regularidade para participar de congressos nacionais e internacionais,visando a atualização com as novidades do mercado e pesquisas constantes sobre as técnicas e tecnologias.

Agende uma avaliação!

JCPEREIRA

Excelência em Transplante Capilar
Saiba mais
JC Pereira

Responsável Técnico
Dr. João Carlos Pereira – CRM/SP: 40.737 
RQE: 40.466

  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Dr. João Pedro C. Pereira
    • Dr. João Carlos Pereira
  • Tratamentos
    • Transplantes
    • Tratamentos
  • Perguntas
  • Blog
  • Faça sua Avaliação

Contatos

8h - 18h | Segunda - Sexta
contato@jcpereira.com.br
(17) 4009-5500

Nossos endereços

São Paulo
(11) 94137-1442
Av. Ibirapuera, nº 1753 - 9° Andar, Indianópolis, São Paulo - SP
São José do Rio Preto
(17) 99148-8257
Av. José Munia, nº 5950, Jardim Morumbi, São José do Rio Preto - SP
© 2025 JC Pereira. All right reserved.
Site produzido por GS2MKT