A Pereira Medical é uma clínica de tratamento capilar em São Paulo que atende tanto homens quanto mulheres que sofrem com alguma forma de perda de cabelos.
E, além dos tratamentos capilares, como Laser Erbium e MMP, também realiza transplantes capilares. Aliás, a clínica realiza não só transplantes de cabelo, como também de barba (bigode, cavanhaque, bochechas e costeletas) e de sobrancelhas.
A necessidade de transplantar cabelos e pelos, assim como os tratamentos, pode ocorrer tanto pela queda e afinamento dos fios, causado pelas alopecias, quanto pelas características hereditárias.
Para conhecer todos os procedimentos que a clínica Pereira Medical realiza, assim como os dermatologistas renomados que trabalham nela, continue lendo este texto.
Quem pode fazer um tratamento capilar?
Qualquer pessoa que sofre com calvície ou rarefação, seja pelo afinamento e queda dos cabelos ou herança genética, pode recorrer aos tratamentos capilares. Eles servem para interromper a queda e estimular o crescimento capilar, assim como sua espessura.
Para saber qual tratamento é o mais indicado, é necessário realizar uma consulta médica em uma clínica de tratamento capilar especializada, para avaliar as condições capilares. Assim, é possível descobrir a origem da perda de cabelo e qual é a melhor abordagem para reverter o quadro.
Por que você pode precisar de um tratamento capilar?
Existem vários tipos de alopécia que podem causar perda de cabelo:
Alopécia androgenética
A calvície está ligada a fatores genéticos, especificamente à transformação da testosterona na molécula DHT (dihidrotestosterona), que age nos folículos capilares, causando afinamento e queda dos fios.
Esta alopécia pode atingir tanto homens quanto mulheres, agindo apenas nos fios geneticamente sensíveis.
A calvície masculina caracteriza-se pelo afinamento e queda de cabelo progressivo ao longo dos anos, mas com início na puberdade. Já na calvície feminina, o quadro é mais difuso.
Entenda melhor neste texto sobre os estágios da calvície níveis de calvície: conheça os graus e como tratar.
Alopécia areata
Ela é causada por transtornos que afetam o sistema imunológico, como doenças autoimunes ou estresse elevado. Pode causar falhas ou perda total de cabelo, inclusive, de todos os pelos do corpo, como cílios, sobrancelhas, braços e pernas.
Essa queda de cabelo é mais comum em pessoas com menos de 20 anos de idade, contudo, pode atingir um indivíduo de qualquer idade ou gênero. Felizmente, na maioria dos casos, a queda é transitória, ou seja, os cabelos e pelos voltam a crescer.
Eflúvio telógeno
É caracterizado por uma queda de cabelo excessiva em todo o couro cabeludo. Isso ocorre por causa de alguma alteração na fase de crescimento do cabelo, prolongamento da fase de queda do cabelo.
Essas alterações podem ter origem emocional, hormonal, nutricional, medicamentosa ou mesmo por consequência de doenças crônicas.
A queda efetiva dos fios ocorre após 3 meses, aproximadamente, do fator desencadeante. Também é uma condição temporária, que pode ser resolvida pela eliminação desse gatilho.
Você também pode se interessar em ler sobre:
Queda de cabelo por estresse: como identificar?
Alopécia cicatricial
Essa alopécia é uma perda definitiva de cabelos ou de pelos, por causa de agressões aos folículos capilares.
Elas podem ser causadas por queimaduras, produtos químicos, doenças imunológicas ou dermatológicas, infecções fúngicas ou bacterianas, lesões traumáticas, entre outras.
Essas agressões inflamam os folículos e, posteriormente, criando um tecido cicatricial no local. Essas cicatrizes destroem os folículos, impossibilitando o crescimento de fios. Como é uma perda de cabelo ou pelos definitiva, é necessário recorrer a tratamentos capilares para restaurar os fios no local.
Clínica de tratamento capilar em SP: conheça os serviços
Para tratar os diversos tipos de alopécia, você pode procurar pelas melhores clínicas de tratamento capilar, para realizar um dos tratamentos:
Tratamento clínico
A terapia capilar é benéfica em diversos casos, principalmente porque o dermatologista consegue definir qual é a melhor abordagem do tratamento. Ela pode ajudar na calvície e outros tipos de queda, recuperando a qualidade da haste do fio de cabelo.
Geralmente, é mais indicado para pessoas que sofrem de processos inflamatórios no couro cabeludo, fios ressecados ou quimicamente danificados.
Medicamentos
Para tratar a queda de cabelo ou o afinamento dos fios, é possível utilizar medicamentos orais, como a finasterida, ou dutasterida, e o minoxidil.
A finasterida inibe a enzima responsável pela conversão da testosterona em DHT e o minoxidil estimula o crescimento capilar.
Terapia celular
Esse tratamento consiste na coleta de uma amostra de couro cabeludo, de uma região doadora saudável, para a formulação de uma solução de células germinativas.
Essa solução é aplicada na área com perda de cabelo, para estimular as células capilares, promovendo o funcionamento normal. A terapia celular melhora a espessura dos fios e o volume dos fios no couro cabeludo.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
O MMP é um tratamento que aplica medicamentos em alta concentração diretamente na área afetada, por meio do microagulhamento automatizado, que ocorre em várias sessões.
O aparelho realiza microperfurações no couro cabeludo, aumentando a absorção das substâncias e estimulando o crescimento dos fios de cabelo.
Intradermoterapia
A intradermoterapia capilar é uma técnica que também aplica medicações diretamente no couro cabeludo, para ajudar no crescimento capilar e no controle da calvície.
Essas medicações são depositadas em altas concentrações, proporcionando um intenso estímulo.
O procedimento é feito com auxílio de um aparelho vibratório, que reduz o desconforto da aplicação. Para obter um melhor resultado, é necessário realizar várias sessões.
Laser
O Erbium laser consiste na formação de microcolunas de calor, por meio da aplicação do laser no couro cabeludo. Isso faz com que sejam liberadores fatores de crescimento, que estimulam a fase de crescimento nas células capilares por mais tempo.
Além disso, os fios crescem mais em espessura e comprimento, o que acaba proporcionando uma melhora de densidade e cobertura afetada pela queda, mas, para alcançar o resultado desejado, é preciso realizar diversas sessões.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
Esta técnica consiste na aplicação de energia luminosa que penetra o couro cabeludo. Dessa forma, as células da matriz do fio de cabelo conseguem absorvê-la, promovendo sua proliferação.
Essa ação causa o efeito de prolongamento da fase de crescimento dos fios, que também implica na melhora da espessura. Assim como nos tratamentos capilares anteriores, deve-se realizar mais de uma sessão. E, aqui, é possível associar o LLLT a outros procedimentos, como a Intradermoterapia e o MMP.
Se você também deseja saber mais sobre o transplante capilar e por quem pode ser realizado, leia nosso artigo:
Transplante capilar: o que é e como funciona?
Clínicas de tratamento capilar em São Paulo
No Estado de São Paulo, você encontra as melhores clínicas de tratamentos capilares, uma situada na cidade de São José do Rio Preto, clínica Derm, e outra na cidade de São Paulo, clínica Pereira Medical.
As clínicas pertencem ao Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, dermatologistas especializados na área, que já realizaram mais de 17 mil transplantes capilares.
Ambos estão constantemente viajando para congressos mundiais, para acompanhar novos estudos e, assim, oferecer os melhores tratamentos aos seus pacientes.
Dr. João Carlos Pereira é um profissional conhecido mundialmente, com mais de 30 anos de experiência. Ao longo de sua carreira, conseguiu acompanhar o desenvolvimento de técnicas e tecnologias para sua clínica de tratamento capilar, proporcionando procedimentos com alta taxa de satisfação entre seus pacientes.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Society of Hair Restoration Surgery.
Já o Dr. João Pedro C. Pereira atua principalmente na área de restauração capilar, oferecendo tratamentos clínicos e cirúrgicos para os mais diversos tipos de queda de cabelo. Também é frequentemente convidado a palestrar em diversos congressos de dermatologia, tricologia e restauração capilar.
Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Associação Brasileira de Restauração Capilar e da International Society of Hair Restoration Surgery.
Se você deseja restaurar a saúde dos seus fios com procedimentos seguros e satisfatórios, deve agendar uma consulta na clínica de tratamento capilar mais próxima de você.