Há muitas opções de tratamento para queda de cabelo feminino no mercado. Contudo, só é possível tratar a queda se souber o que a está causando. Afinal, vários fatores podem influenciar a diminuição de densidade ou de porcentagens dos fios.
Dentre eles, podemos citar estresse, má alimentação, falta de sono, alguns medicamentos, hormônios e fatores genéticos.
Dessa forma, essas diferentes quedas podem ser classificadas em:
- Alopécia androgenética: conhecida como calvície, está associada a fatores genéticos. A perda de cabelos está associada à molécula Dihidrotestosterona (DHT) da testosterona, que afina progressivamente os fios dos folículos capilares geneticamente sensíveis;
- Alopécia areata: também é chamada de alopécia autoimune, por ser desencadeada por transtornos que afetam o sistema imunológico, assim como transtornos emocionais. Pode gerar falhas no cabelo, assim como afetar todo o couro cabeludo, inclusive, outras áreas do corpo;
- Eflúvio telógeno: pode afetar todo o couro cabeludo, já que influencia no ciclo de vida capilar, prolongando a queda. Os fatores desencadeantes ocorrem entre 1 e 3 meses antes da queda efetiva, que podem ser doenças crônicas, estresse, hormônios, deficiência nutricional e alguns medicamentos;
- Alopécia cicatricial: a perda de cabelos ocorre devido aos danos permanentes nos folículos capilares, que formam cicatrizes no couro cabeludo. Ela é causada por queimaduras, lesões traumáticas, infecções bacterianas ou fúngicas e condições inflamatórias da pele.
E para diagnosticar o tipo de alopécia corretamente, é necessário consultar um médico ou dermatologista com especialização em tratamentos e transplantes capilares.
Após o diagnóstico, o especialista te indicará o tratamento para a queda de cabelo feminino mais adequado. Veja neste conteúdo as melhores opções entre outras informações que vão te ajudar a cuidar melhor do seu cabelo.
Qual o melhor tratamento para queda de cabelo feminino?
O plano de tratamento será definido de acordo com a causa e a gravidade da perda dos fios. Na Clínica Pereira Medical, oferecemos opções eficazes e duradouras para mulheres.
Veja os 8 melhores tratamentos para queda de cabelo feminino:
1- Tratamento clínico
O tratamento trata condições inflamatórias no couro cabeludo, melhorando a qualidade dos fios. Isso ocorre por meio da recuperação da haste do fio e em sua reestruturação.
Aqui, é possível adaptar a abordagem para atender diferentes necessidades. Geralmente, este tratamento para queda de cabelo feminino oferece mais benefícios para cabelos ressecados, danificados por processos químicos ou afetados por inflamações na região do couro cabeludo.
2- Medicamentos
Os medicamentos estimulam o fio a permanecer em fase de crescimento e inibem a progressão da alopécia feminina.
Apesar de seguras, quando indicadas de maneira correta, essas medicações devem ser sempre avaliadas e prescritas por um médico especialista, para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
Leia mais:
3- Terapia celular
A terapia celular é uma abordagem inovadora, que consiste na coleta de uma amostra do tecido cabeludo, com folículos capilares saudáveis, para criar um solução de solução de células germinativas.
O médico especializado aplica as células na área que está sofrendo com a queda de cabelo. Dessa forma, as células capilares recebem os estímulos para retornarem o funcionamento normal do metabolismo.
4- Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
A microinfusão de medicamentos é um tratamento para queda de cabelos femininos que utiliza uma técnica avançada da medicina capilar.
Aplica-se uma quantidade concentrada de medicamentos diretamente no couro cabeludo, com o auxílio de microagulhas automatizadas. Geralmente, precisa-se realizar várias sessões para promover um resultado satisfatório.
O médico especializado configura o aparelho para realizar microperfurações na profundidade e quantidade necessárias. Com isso, estimula-se os fios capilares com maior intensidade.
5- Intradermoterapia
A intradermoterapia capilar também é uma técnica inovadora, que baseia-se no mesmo conceito que a MMP, contudo, não é necessário realizar microperfurações.
Aqui, a abordagem consiste na aplicação direta de medicamentos no couro cabeludo, com o auxílio de um dispositivo vibratório, que também ajuda a minimizar o desconforto.
O médico aplica os medicamentos em altas concentrações para estimular o crescimento capilar e controlar a queda de cabelo.
6- Laser
A terapia com laser é um tratamento que utiliza feixes de luz que formam microcolunas de calor no couro cabeludo. Com os lasers, são aplicados e liberados fatores de crescimento para estimular as células capilares.
Isso faz com que as células permaneçam por um tempo prolongado na fase de crescimento. Com isso, os fios crescem mais espessos, melhorando a densidade do cabelo na área.
Assim como os tratamentos para queda de cabelo feminino anteriores, a abordagem consiste na realização de várias sessões.
7- Low-Level Light Therapy (LLLT)
A terapia com luz de baixo nível é uma abordagem que utiliza energia luminosa para estimular as células dos folículos capilares. O foco é atingir a matriz dos fios, que encontra-se dentro do bulbo capilar.
O estímulo promove a proliferação das células capilares e prolonga a fase de crescimento do cabelo. Dessa forma, os fios crescem mais grossos e saudáveis.
Além disso, pode-se combinar a LLLT com outros tratamentos capilares, para potencializar os resultados. É necessário realizar mais de uma sessão.
8- Transplante capilar
Por fim, temos o transplante capilar, que é um procedimento cirúrgico com resultado duradouro. Ele é indicado principalmente para a queda de cabelo permanente.
O transplante consiste na transferência de folículos capilares de uma área saudável, com fios mais espessos, geralmente da parte de trás ou dos lados da cabeça, para a área que está sofrendo com a perda dos fios.
O médico realiza o procedimento em uma única sessão. O resultado final pode aparecer após alguns meses, mas, em outros casos, pode levar até 1 ano. O transplante resulta em um crescimento de fios saudáveis, com aparência bem natural, já que os fios transplantados misturam-se aos fios existentes.
O que mais você precisa saber sobre tratamento capilar para queda de cabelo feminino?
Os tratamentos para queda de cabelo feminino são indicados de acordo com a condição dos seus fios. Por exemplo, quando a perda de cabelos é irreversível, a opção mais adequada é realizar o transplante capilar.
Por isso, se você está sofrendo com queda de cabelo, deve procurar um médico especializado em tratamentos e transplantes capilares, que conheça as melhores técnicas e utilize a abordagem mais indicada para controlar a perda de fios e estimular o crescimento capilar. Em outras palavras, promover cabelos saudáveis, fortes e densos.
Enfim, para saber mais sobre o assunto, veja as principais dúvidas sobre tratamento para queda de cabelos femininos.
Existe tratamento para queda de cabelo feminino pós-Covid?
A Covid-19 pode gerar diversas sequelas, e uma delas é a queda de cabelo, mais especificamente, o eflúvio telógeno. Isso ocorre devido às infecções, que acometem até mesmo os folículos capilares, assim como altera os níveis hormonais.
Então, pode ser que o ciclo capilar retorne ao metabolismo normal após a recuperação do paciente. Mas, caso não volte, o paciente pode optar por uma das abordagens capilares, como o uso de medicamentos por via oral ou diretamente no couro cabeludo.
É seguro fazer tratamento caseiro para queda de cabelo feminino?
Muitas pessoas procuram por um tratamento natural para queda de cabelo feminino, contudo, isso pode ser uma atitude arriscada, podendo até agravar a situação.
Antes de iniciar qualquer tratamento, é necessário investigar as causas para escolher a abordagem mais eficaz.
Pode utilizar produtos para tratamento para queda de cabelo feminino?
O médico pode prescrever ou liberar o uso de produtos, juntamente à realização do tratamento capilar. Isso inclui shampoos, condicionadores, vitaminas, entre outros.
Veja também:
Onde fazer tratamento eficaz para queda de cabelo feminino?
O Dr. João Carlos Pereira é um renomado dermatologista com mais de 30 anos de experiência em transplante capilar. Sua clínica, Pereira Medical, é referência no segmento, com mais de 17 mil procedimentos realizados com sucesso.
Seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, também é especializado na área, com foco em restauração capilar, e trabalha ao lado de seu pai.
As cirurgias são feitas em centros cirúrgicos equipados em São Paulo e São José do Rio Preto. O foco da clínica é proporcionar conforto, qualidade e segurança aos pacientes, sempre com o compromisso de excelência no atendimento.
Tanto pai quanto filho se atualizam constantemente quanto às tecnologias e técnicas que surgem no mercado, para oferecer o melhor resultado aos seus pacientes.
Agende uma consulta com os especialistas.