A queda acentuada de cabelos tem um impacto significativo na qualidade de vida, na autoestima e na autoconfiança de muitas pessoas. Por isso, é importante reconhecer os primeiros sinais de calvície e conversar com o médico especialista para saber as melhores opções de tratamento para seu caso, assim como o transplante capilar.
Leia sobre esse assunto no texto a seguir.
Calvície: o que é?
A calvície, também chamada de alopécia androgenética, é uma condição caracterizada pela queda de cabelo, quando também há um afinamento progressivo dos fios. Sua causa acontece principalmente por questões genéticas e de hereditariedade.
Além disso, alguns fatores ambientais podem contribuir para sua progressão mais rápida, como estresse, privação de sono, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e má alimentação.
A alopécia androgenética pode acometer tanto homens quanto mulheres e está relacionada à conversão do hormônio testosterona em uma molécula chamada DHT.
O DHT vai atuar no fio de cabelo geneticamente sensível e provocar um afinamento progressivo desse fio ao longo de meses ou anos.
Quais são os primeiros sinais de calvície?
Os principais sinais de calvície são a rarefação ou a ausência dos fios de cabelo, assim como sua queda transitória ou definitiva. Esses sinais podem acontecer apenas em uma região ou em quase toda a cabeça.
A calvície afeta mais os homens e está associada, geralmente, aos hormônios sexuais masculinos, em especial à testosterona. Muitos homens podem apresentar uma calvície precoce após a puberdade.
Apesar de a calvície não ter cura, é possível desacelerar a perda de cabelos com tratamentos específicos ou reparar as áreas calvas com o transplante capilar, que apresenta um resultado bastante natural.
Leia também mais sobre
Sinais de calvície masculina
Nos homens, geralmente, a calvície é caracterizada pelo aumento progressivo das entradas e da coroa da cabeça até a área calva ocupar todo o couro cabeludo, exceto a região lateral e posterior cujos fios não possuem essa predisposição genética.
Portanto, o principal sintoma nos homens é o afinamento gradual dos fios de cabelo, inicialmente na região das entradas (região frontal) ou no topo da cabeça (coroa), podendo comprometer todo couro cabeludo, que pode ficar totalmente descoberto.
Sinais de calvície feminina
Essa doença é mais comum nos homens, mas a calvície também acomete com frequência muitas mulheres. Entretanto, normalmente, elas apresentam um padrão de comprometimento mais difuso.
Esse padrão é caracterizado por uma rarefação no topo da cabeça e, algumas vezes, na região posterior do couro cabeludo.
As mulheres também produzem o hormônio que causa queda, porém, em quantidade menor. Por essa razão, a calvície feminina é mais rara e, quando acontece, ocorre de forma mais difusa.
Na mulher, toda a região superior e central do couro cabeludo costuma ser comprometida, podendo evoluir inclusive com o comprometimento da região posterior, a qual, normalmente, é poupada nos homens.
No entanto, a boa notícia é que a calvície feminina não costuma ser tão frequente quanto a masculina.
Sinais de calvície: o que fazer?
Ao notar os sintomas de calvície, é fundamental marcar uma consulta com um médico dermatologista especializado em saúde capilar.
Ele poderá avaliar a gravidade do problema, determinar a causa subjacente e propor o melhor plano de tratamento para o seu caso.
Somente o médico especialista poderá indicar o melhor tratamento com base no diagnóstico.
Leia mais:
As clínicas Pereira Medical e Derm
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
O Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
O Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Todas as cirurgias das clínicas Pereira Medical e Derm são realizadas em centro cirúrgico completamente equipado nos nossos Day Hospital em São Paulo (Pereira Medical) e em São José do Rio Preto (Derm).
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.