A maioria dos homens sofrerá, de acordo com pesquisas, algum tipo de queda de cabelo durante a vida, o que pode gerar baixa autoestima e ansiedade, afetando diversas áreas, como a profissional e a emocional.
O tratamento para calvície tem se mostrado bastante eficaz para muitas pessoas.
Quer saber mais? Continue lendo nosso post.
Leia também:
Médico especialista em queda de cabelo feminino
O que é a calvície?
A calvície é uma predisposição genética que provoca uma maior sensibilidade dos cabelos aos efeitos dos hormônios sexuais e alguns outros fatores ambientais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia e alguns estudos, a calvície atinge aproximadamente 80% dos homens e 45% das mulheres.
E a idade não é um fator determinante, já que podemos observar que deste percentual, cerca de 25% são de jovens entre 20 e 25 anos.
O resultado dessa ação hormonal e ambiental nos cabelos é um afinamento progressivo e uma dificuldade destes fios sensíveis em reiniciar sua fase de crescimento.
Nos homens, geralmente, a calvície é caracterizada pelo aumento progressivo das entradas e da coroa até a área calva ocupar todo o couro cabeludo.
Já as mulheres, normalmente, apresentam um padrão de comprometimento mais difuso, caracterizado por uma rarefação na porção de cima da cabeça e na região do topete.
Leia mais:
Qual o melhor tratamento para calvície?
Existem hoje excelentes tratamentos para calvície. Entretanto, apenas um médico especialista pode avaliar as condições capilares do paciente e, assim, propor os tratamentos mais indicados de acordo com seu perfil.
O Dr. João Pedro Cabrera Pereira, médico, dermatologista e especialista em transplante capilar na Pereira Medical, faz tratamento clínico desde os 16 anos e teve uma melhora impressionante desde então.
Segundo ele, o transplante capilar será feito apenas no momento certo, pois os tratamentos estão sendo muito eficazes.
Vale ressaltar que um profissional experiente e capacitado aumenta as chances de sucesso e minimiza os riscos de complicações relacionadas aos tratamentos .
Nossa dica é consultar se o médico possui experiência, procurando seu registro em sociedades como, por exemplo:
- Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar;
- International Society of Hair Restoration Surgery;
- World FUE Institute.
Conheça os tratamentos para calvície
Tratamento clínico
Além de tratar algumas condições inflamatórias do couro cabeludo, a terapia capilar reestrutura e recupera a qualidade da haste do fio de cabelo.
O tipo de terapia vai depender de cada paciente, sendo mais indicado para pessoas com fios ressecados, quimicamente danificados ou com processos inflamatórios no couro cabeludo.
A terapia capilar ajuda tanto no tratamento para calvície masculina quanto no tratamento para calvície feminina, recuperando a haste e reestruturando o fio.
Medicamentos
Os medicamentos mais utilizados para tratar a calvície são a finasterida ou dutasterida e o minoxidil.
A finasterida é um medicamento oral que inibe a enzima responsável pela conversão de testosterona em dihidrotestosterona, que é o hormônio responsável pela queda de cabelo em pessoas com predisposição genética. O minoxidil, por sua vez, estimula o crescimento capilar.
Os resultados se mostram satisfatórios, tanto nos tratamentos tópicos, quanto orais, porém, é importante salientar que essas medicações não devem ser tomadas sem a prescrição e acompanhamento de um médico especialista para avaliar a segurança e a resposta do tratamento.
Já que cada paciente é avaliado individualmente, a abordagem pode mudar ao longo do tratamento, e todos esses passos precisam ser realizados de forma personalizada.
Terapia regenerativa
Essa é uma tecnologia recente na qual é coletada uma amostra de couro cabeludo da região doadora e feita uma solução de células germinativas que será infiltrada na área calva.
Essas células “saudáveis” vão estimular as células que estão sofrendo com a calvície a retomarem o seu funcionamento normal.
Assim, conseguimos melhorar o processo de afinamento dos fios e a rarefação capilar. Após o procedimento, o paciente é liberado para realizar suas atividades diárias, exceto por algumas restrições.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
Essa técnica combina a aplicação de medicamentos na área da calvície com o microagulhamento automatizado. As medicações são colocadas em altas concentrações para que os fios de cabelo tenham um estímulo mais intenso.
O microagulhamento automatizado provoca microperfurações no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios de cabelo.
O procedimento é feito pelo próprio médico, que regula a velocidade e a penetração das microagulhas, garantindo assim que as microperfurações sejam realizadas na intensidade e profundidade ideais.
Normalmente, são necessárias várias sessões para obter um melhor resultado.
Após o procedimento, o paciente apresenta no couro cabeludo um discreto eritema, que é similar a uma mancha de cor avermelhada e costuma desaparecer no dia seguinte.
Assim, o paciente é liberado para suas atividades diárias, mas deve seguir à risca os cuidados indicados pelo médico após o tratamento.
Intradermoterapia
Esse tratamento consiste na aplicação de medicações diretamente no couro cabeludo, que ajudam no crescimento capilar e no controle da calvície.
As medicações são colocadas em altas concentrações, proporcionando um intenso estímulo.
O procedimento é feito com auxílio de um aparelho vibratório para reduzir o desconforto da aplicação e deixar o paciente o mais cômodo possível.
Normalmente, são necessárias várias sessões para obter um melhor resultado. Após o procedimento, o paciente fica liberado para realizar suas atividades diárias.
Laser
Os lasers formam microcolunas de calor na pele do couro cabeludo, estimulando a liberação de diversos fatores de crescimento.
Dessa forma, estes fatores irão estimular as células do fio de cabelo para se manterem em fase de crescimento por mais tempo.
Como essa fase fica maior, os fios crescem mais em espessura e comprimento, proporcionando uma melhora de densidade e cobertura da área calva.
Normalmente, é indicado fazer mais sessões para que o resultado seja melhor.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
O LLLT consiste na aplicação de energia luminosa que penetra no couro cabeludo e é absorvida pelas células da matriz do fio de cabelo.
Essa energia estimula as células a se proliferarem e, consequentemente, mantém o fio em fase de crescimento por mais tempo, aumentando sua espessura.
Além do mais, esse procedimento pode ser associado com a Intradermoterapia, MMP e transplante capilar para otimizar os resultados.
Geralmente, para resultados mais eficazes, é melhor fazer mais sessões.
Dica bônus: transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que os folículos capilares são transferidos de uma área do couro cabeludo, onde o cabelo é mais espesso e saudável, para uma área que está sofrendo com a queda e o afinamento dos cabelos.
Transplante capilar manual
O cirurgião é o responsável por visualizar e selecionar as melhores unidades foliculares da área doadora do paciente, levando em consideração a distância segura entre uma unidade e outra para manter a área doadora saudável e sem falhas após o procedimento.
A cirurgia que combina movimentos precisos e delicados com velocidade e destreza para garantir uma boa quantidade e qualidade de cabelos.
São utilizados aparelhos de última geração que permitem uma combinação de movimentos (rotação, oscilação, vibração), ajustáveis de acordo com o couro cabeludo e características do fio de cada paciente com o mínimo de trauma e dano.
Transplante capilar robótico
O sistema robótico escaneia e digitaliza as UFs em uma área delimitada pelo leitor óptico, que também funciona como um extensor no couro cabeludo. Uma vez iniciado, ele identifica e marca as melhores UFs, avalia o ângulo e direção de saída dos fios de cabelo e inicia a extração.
Durante todo o processo, o cirurgião também consegue controlar os parâmetros da máquina e na seleção das UFs para garantir uma extração de alta qualidade.
Ao retirar uma unidade folicular, o software do sistema robótico marca uma área ao redor da região onde os cabelos presentes não serão retirados, esse mecanismo evita deixar falhas na área doadora.
Conheça nossos tratamentos para calvície
Somos especialistas em transplante capilar, transplante de barba e tratamento para calvície.
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
O Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
O Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.