Você sabe o que ocorre após 20 dias do transplante capilar? Esse procedimento é bastante procurado por pessoas que perderam cabelo devido à calvície, doenças ou agressões ao couro cabeludo.
Assim como muitas outras cirurgias, existe um período de recuperação e, neste caso, também uma duração mínima para os resultados aparecerem.
Após o procedimento, é necessário que o paciente siga com o acompanhamento do seu dermatologista, para garantir que a transplantação evolua como de acordo e, o mais importante, sem complicações.
Continue lendo este artigo para saber o que você deve esperar 20 dias após o transplante capilar e quais são os cuidados.
Como é a recuperação até 20 dias após o transplante capilar?
Como o transplante capilar trata-se de um procedimento cirúrgico, que consiste na retirada de folículos capilares de uma região para a outra, espera-se que apareçam alguns sintomas pós-operatórios no couro cabeludo, como:
- Inchaço;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Sensibilidade ao toque.
Após o procedimento, surgem pequenas crostas no local das microperfurações que são realizadas pelo cilindro, que contém uma agulha de extração circular, responsável por coletar e depositar os folículos no couro cabeludo.
Como não é necessário realizar incisões para fazer o procedimento, também não é preciso dar pontos, o que torna a recuperação mais rápida e tranquila. Por este motivo, a liberação do paciente do hospital ocorre logo no dia seguinte.
A cicatrização do local da transplantação ocorre entre 5 e 10 dias. Já a fixação dos novos folículos no local pode levar entre 15 e 20 dias após o transplante capilar, quando as crostas também caem.
Lembre-se que não deve coçar ou arrancar essas casquinhas, porque além de atrapalhar a cicatrização, também podem comprometer a integridade dos folículos capilares e prejudicar o resultado do transplante.
Como o inchaço não é resultado de uma inflamação, e sim um efeito mecânico, ele costuma desaparecer rapidamente, por volta da primeira semana.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, as técnicas de transplante capilar, como o método FUE (Follicular Unit Extraction) deixam cicatrizes praticamente imperceptíveis.
Como fica o cabelo 20 dias após o transplante?
Por volta da terceira semana, é normal que os fios dentro dos folículos capilares transplantados caiam, o que dará início a um novo ciclo capilar.
Com isso, os fios entrarão em fase de crescimento capilar, que dura entre 3 e 6 anos, produzindo cabelos mais fortes, espessos e resistentes à queda.
É possível perceber o nascimento de novos fios após 3 ou 4 meses do transplante capilar. Nesse período, os fios costumam crescer cerca de 1 centímetro por mês.
Após 8 meses do transplante capilar, já é possível perceber uma melhora na quantidade de cabelo no local.
No entanto, o resultado final pode levar até 1 ano para ser percebido, com a cobertura da área calva ou falhada.
É importante saber que, em alguns casos, recomenda-se realizar mais de uma sessão do tratamento para calvície, para garantir o resultado desejado.
Quais são os cuidados 20 dias após o transplante capilar?
Após o procedimento, é necessário que o paciente siga as orientações do seu dermatologista, para garantir que o cabelo cresça de forma saudável e não haja complicações.
Veja quais são as recomendações para seguir até 20 dias após o transplante capilar:
- Em primeiro lugar, é necessário evitar ficar ao sol, para não não queimar a área e causar uma irritação, que pode levar a uma inflamação.
- Também recomenda-se interromper a prática de atividades físicas, porque o aumento da circulação sanguínea pode causar sangramentos.
- Em terceiro lugar, deve-se evitar entrar em água de mar e de piscina, porque o sal e os produtos químicos podem ressecar e irritar a pele, além de correr risco de causar inflamações e infecções.
- Outra recomendação importante é tomar banho com água morna ou fria, já que temperaturas elevadas podem prejudicar a regeneração dos folículos implantados.
- Em quinta lugar, deve-se evitar tocar ou coçar o couro cabeludo.
- Portanto, o paciente não deve usar chapéus e bonés ou dormir de bruços e apoiar a cabeça na área transplantada no travesseiro.
- Além disso, para dormir, é necessário utilizar um travesseiro macio para evitar atrito na pele.
- Também não recomenda-se lavar a cabeça nos dias posteriores e deve-se lavar com pouca frequência nas semanas seguintes, com um shampoo suave.
- Para ajudar na cicatrização, indica-se diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
O mais importante é realizar consultas regulares com o dermatologista, para que ele possa monitorar a evolução do transplante.
Onde realizar transplante capilar em São Paulo?
Na Clínica Pereira Medical, você encontra diversos tipos de procedimentos para a restauração capilar e uma equipe médica altamente qualificada.
O Dr. João Carlos Pereira realiza transplantes capilares há mais de 30 anos e já realizou mais de 17 mil procedimentos em sua carreira.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Society of Hair Restoration Surgery.
Já seu filho, Dr. João Pedro Cabrera Pereira realiza tanto procedimentos clínicos quanto cirúrgicos para todos os tipos de queda de cabelo.
Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Society of Hair Restoration Surgery, assim como da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar
Agende uma avaliação com os especialistas em restauração e transplante capilar!